A Agência Nacional de Vigilância Sanitária cravou mais uma proibição sobre bebida bastante consumida pelo povo brasileiro, além de estar presente em diversos alimentos
Indiscutivelmente, a Anvisa entra em cena como um dos principais órgãos no que se refere a qualidade final dos produtos. O órgão, vale lembrar, possui a finalidade de promover a proteção da saúde da população, pelo controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Neste caso, abordaremos a confirmação da Globo sobre uma proibição abrangente imposta pela Anvisa, no desempenho de suas funções, em relação ao leite mais consumido no Brasil. Isso se deve ao fato de que essa bebida em particular pode acarretar diversos problemas de saúde, como a interrupção dos pulmões devido à contaminação por tuberculose e salmonela.
Vale destacar que, o leite é um alimento altamente nutritivo e popular entre os brasileiros, sendo amplamente utilizado e apreciado pelas donas de casa na preparação de diversas receitas. Além disso, há um tipo específico dessa bebida que não é tão saudável quanto muitos imaginam.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em um vídeo divulgado no canal do YouTube do ‘G1’, o portal de notícias da Globo, em 20 de maio, é destacado o Decreto-Lei n° 923/69, que proíbe a comercialização de leite não pasteurizado no Brasil. Este tipo de leite era o mais consumido e vendido no país antes da implementação de processos industriais em larga escala.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), sob supervisão da Anvisa, destaca os perigos para a saúde associados ao consumo de leite ordenhado manualmente e entregue diretamente ao consumidor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No site oficial do Governo Federal, é mencionado que a ingestão de leite cru de um animal não saudável, sem passar pelo processo de pasteurização e, portanto, exposto a uma ampla variedade de bactérias, pode resultar em sérios danos à saúde da população.
Entre as doenças que podem ser transmitidas pelo consumo de leite cru estão:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- tuberculose;
- brucelose;
- listeriose;
- salmonelose;
- yersiniose;
- campilobacteriose;
- infecção por Escherichia coli, entre outras.
Por essa razão, as fazendas mais modernas conectam uma ordenhadeira diretamente aos turbos, a fim de evitar qualquer possibilidade de contaminação do leite. Além disso, a bebida é testada antes do início da coleta para garantir que tanto o leite quanto a vaca estejam saudáveis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como fazer uma denúncia para a Anvisa?
Você pode fazer uma denúncia para a Anvisa pelo site da Ouvidoria, neste link, pelo telefone 0800 64 29782, pessoalmente em qualquer unidade da Vigilância Sanitária do seu estado ou pelo aplicativo ‘Fale com a Ouvidoria’. Tenha em mãos o nome da empresa, o produto envolvido e o tipo de infração.