Marca de carne teve proibição da Anvisa
Ao utilizar uma substância fatal, a Anvisa determinou a proibição de marca de carne, rival da Sadia, e decreto exigiu o recolhimento da mesma em todos os mercados.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que tem como função, regulamentar, controlar e fiscalizar os produtos e serviços que envolvam risco à saúde pública, podendo apreender, recolher, proibir e a suspender armazenamento, comercialização e distribuição do produto, ou serviço, já acionou marca de carne rival da Sadia, após risco de substância fatal e tóxica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! Risco à saúde: A intervenção da ANVISA contra marca tradicional de alimentos e comunicado da empresa
Ocorre que no dia 26 de setembro de 2017, o portal Gov.br, informou o comunicado emitido no Diário Oficial pela Anvisa, que proibiu a distribuição, venda e uso em todo território nacional do lote nº 0049/206 da carne moída congelada da marca, rival da Sadia, Grã Filé produzida pela Frisa-Frigorífico Rio Doce, com sede em Colatina, no Norte do Espírito Santo.
Segundo as informações na época, a Anvisa determinou que a empresa recolhesse apenas o lote nº 0049/206 do produto em circulação no mercado, após um laudo do material recolhido ter apresentado resultado insatisfatório para características sensoriais e pesquisa de sulfito, que em grandes quantidades é fatal e pode levar a óbito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O sulfito é uma substância que evita o desenvolvimento de microrganismos e ajuda a manter a cor original dos alimentos e em doses exageradas, o produto pode ser prejudicial e até fatal.
A Frisa informou em nota que foi notificada, no dia 24 de julho daquele ano, pela Vigilância Sanitária do município de Volta Redonda (RJ), referente à coleta do produto carne moída congelada de bovino, da marca Grã Filé e segundo a marca, na época não havia mais no mercado, o produto do lote à que se referia tal notificação.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Para fechar 2024: Feriado PROLONGADO segunda (30/12) chega a milhares em SP na era Tarcísio
● Carne recheada de insetos: Vigilância Sanitária interdita açougue de supermercado n°1 por nojeira em 2024
● Fim do PIS/PASEP: Nova lei trabalhista anunciada traz adeus do benefício por 1 atitude e atinge 53M brasileiros
“Não há mais no mercado, o produto do lote à que se refere tal notificação. A Frisa Frigorífico Rio Doce S/A reitera seu compromisso com a excelência e qualidade dos seus produtos e se coloca à disposição para demais esclarecimentos, através do seu SAC (0800 703 3222)”, disse a nota enviada pela empresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
COMO ESTÁ A SITUAÇÃO HOJE (07)?
Vale destacar que a empresa, Frisa-Frigorífico Rio Doce S.A., atualmente segue com as vendas dos seus produtos normalmente e a situação envolvendo o caso na época, já foi resolvida.
Inclusive no site oficial da marca, a carne moída segue normalmente no catálogo e sendo comercializada, onde é divulgado todos os detalhes nutricionais do produto, conforme especificado abaixo.
“A Carne Moída Grã Filé é um produto que combina com qualquer ocasião. Usando ingredientes simples, é possível preparar receitas práticas para o dia a dia”, destaca a empresa Frisa, que é responsável por produzir a carne moída, rival da Sadia.