Renata Lo Prete surpreendeu os telespectadores do Jornal da Globo com uma proibição da Anvisa. A notícia caiu como uma bomba no colo dos consumidores
Renata Lo Prete, sem sombra de dúvidas, é uma das grandes jornalistas da televisão brasileira. Atualmente, a apresentadora comanda o Jornal da Globo.
Em uma edição exibida em abril deste ano, Renata Lo Prete trouxe uma informação importante a respeito de uma proibição da Anvisa contra um produto popular.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A apresentadora falou sobre a decisão da Anvisa de manter proibição da importação, fabricação e comercialização de cigarros eletrônicos no Brasil.
“Por unanimidade, Anvisa decide manter proibição da importação, fabricação e comercialização”, iniciou Renata Lo Prete, pegando todo mundo completamente de surpresa.
A notícia, como era de se esperar, caiu como uma bomba no colo dos consumidores. Isso porque a grande maioria não esperava essa proibição por parte da Anvisa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A agência enumerou 4 pontos para sustentar essa decisão. Primeiro, o aumento do uso dos jovens nos países em que os vapes foram liberados, como Estados Unidos e Reino Unido”, disse Renata Lo Prete.
“Segundo, o potencial de dependência, já que o cigarro eletrônico carrega 20 vezes mais nicotina do que o cigarro comum”, disse ela. Renata Lo Prete seguiu falando sobre os motivos que levaram a proibição.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Câncer e até morte: Renata Vasconcellos para JN com proibição da Anvisa contra produto n°1 no Brasil
● Envenenamento e risco: Macarrão n°1 é banido dos mercados e alerta é dado às pressas em país
● Anvisa confirma interdição devastadora contra açougue e padaria em SP após 100kg de carne podre e nojeira
“Depois, a ausência de estudos que detalham os efeitos de longo prazo do fumo eletrônico e os impactos na política de controle do tabaco que o Brasil tem sido referência até aqui”, completou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão da ANVISA reforçou a proibição já existente desde 2009, através da RDC 46, e visa proteger a saúde pública dos riscos à saúde associados ao uso desses dispositivos.
Riscos do cigarro eletrônico
Vale lembrar que eles representam sérios riscos. Isso porque os cigarros eletrônicos emitem substâncias nocivas, como nicotina, metais pesados e compostos orgânicos voláteis.
Conforme a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), eles podem causar doenças pulmonares graves, como bronquite obliterante grave (DPOC) e lesões pulmonares agudas graves (EVALI).
Além disso, seu uso pode causar lesão pulmonar, com os principais sintomas sendo a tosse, dor torácica e dispneia, além de dor abdominal, náuseas, vômitos, diarreia, febre, calafrios e perda de peso.
Assim, os vapes podem ser a porta de entrada para o tabagismo tradicional, especialmente entre adolescentes e jovens, pela aparência atrativa, sabores doces e marketing enganoso.
Aliás, ainda não existem evidências científicas robustas de comprovação da eficácia e segurança dos cigarros eletrônicos, como método de cessação do tabagismo.
Em tese, não há dúvidas de que os dispositivos são a porta de entrada para uma gama de doenças. Ou seja, eles colocam a vida de muita gente em risco.
Considerações finais:
Renata Lo Prete trouxe uma importante informação a respeito de uma proibição da Anvisa. A notícia caiu como uma bomba no colo dos brasileiros. Isso porque eles não imaginavam que o órgão fosse proibir o uso de cigarro eletrônico no Brasil.
Qual o salário de Renata Lo Prete na Globo?
Dona de uma das melhores oratórias da Globo, Renata Lo Prete, apresentadora do Jornal da Globo, recebe muito bem por seu trabalho na emissora.
Ela chega a receber o valor de R$ 300 mil a R$ 500 mil por mês, para apresentar diariamente o famoso jornal que traz um resumo de tudo que aconteceu no dia e virou notícia.