Anvisa fez forte proibição contra marcas amadas pelos brasileiros
Sempre atenta com o que pode provocar riscos com a saúde humana, a Anvisa impôs um decreto contra marca de chocolate, biscoito e sorvete. Saiba qual é a situação hoje (17) de novembro.
Diante desse cenário, de acordo com o portal G1, a Anvisa determinou, no dia 20 de abril de 2022, o recolhimento de um dos lotes do chocolate Kinder Choco-Bons Branco, que era fabricado na Bélgica e importado para o Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! Fezes de rato e morte: A PROIBIÇÃO da ANVISA contra marcas AMADAS de arroz, feijão e macarrão e decreto HOJE
O órgão revelou que o lote em específico era o L343R03, e essa medida foi tomada por conta de uma suspeita de contaminação por salmonela. Vale ressaltar que os chocolates que eram fabricados no Brasil não foram afetados.
“Já estão sendo tomadas todas as medidas para que o produto não seja encontrado nas lojas, mas é sempre importante que o consumidor saiba identificá-lo por meio da leitura das informações presentes na rotulagem”, explicou a vigilância sanitária na época.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em uma nota enviada, a empresa Ferrero, que fabrica o Kinder no Brasil informou que não mantém nenhum tipo de relação com a importadora e que todos os seus produtos estariam aptos para o consumo.
Ainda segundo o site da Globo, na Bélgica, as autoridades de saúde ordenaram que a Ferrero local suspendesse a produção de sua fábrica, também por conta dos casos de salmonela e infecções que estavam ligados ao chocolate. Sendo assim, atualmente os produtos seguem sendo produzidos normalmente.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Até R$2900 na conta: Saque do FGTS é liberado no início de 2025 para salvar CLTs em apenas 5 passos online
● R$30,4 BI e +4 alertas a motoristas: Tarcísio crava 3 viradas no IPVA em São Paulo para 2025
● Toyota sem chão: Honda arma fusão com rival nº1 para aniquilar concorrentes e paralisa mundo das montadoras
QUAIS OUTRAS MARCAS FORAM NOTIFICADAS PELA ANVISA?
O órgão regulador informou a publicação da Resolução de Nº 2.469, de 6 de julho de 2023, a qual solicita o recolhimento do lote 18/04/2023 (validade até 18/10/2023), do produto Picolé Sabor Chiclete, marca D’Cremosinho.
A marca de sorvete é fabricada por MD Indústria e Comércio de Sorvetes LTDA (D’Cremosinho). A ação foi tomada por causa do próprio recolhimento voluntário encaminhado pela empresa, devido à contaminação por Enterobacteriaceae no lote do produto em questão de acordo com informações do portal Vigilância Sanitária de Santa Catarina.
Sendo assim, a própria empresa identificou os riscos de consumo do produto e solicitou o recolhimento do lote citado. Sendo assim, os demais lotes do Picolé Sabor Chiclete, marca D’Cremosinho seguem sendo produzidos e comercializados normalmente.
Também conforme informações divulgadas no portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, outra marca querida pelos brasileiros, só que desta vez de biscoitos, também foi proibida pela Anvisa.
Biscoitos e wafer da marca Elite, fabricado pela empresa Strauss Elite LTDA foram notificados através da publicação da Resolução de Nº 1.586, de 13 de maio de 2022, pois houve o alerta internacional de recolhimento dos produtos Elite, importados de Israel, por possível contaminação por Salmonella, que pode conter resquícios de vidros e provocar até a morte.
As ações de fiscalização determinadas se aplicam a todos os estabelecimentos físicos e virtuais que compram, distribuam e comercializem o produto. Portanto, os produtos seguem proibidos no país atualmente do lote especificado na resolução. A Anvisa adotou todas as medidas para que a população brasileira não fosse exposta a riscos.