A rede Globo confira a proibição da autarquia com um alerta geral contra o leite número 1 do país. A medida se deu devido a graves riscos de doenças pulmonares e a presença de uma bactéria fatal
Na noite deste sábado (17), falaremos sobre a confirmação da Globo de uma proibição cravada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no exercício de suas atividades, contra o leite n° 1 do Brasil. Isso porque a bebida específica pode causar uma série de danos a saúde, como resultar em pulmões parando devido contaminação por uma bactéria fatal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, a Anvisa, vinculada ao Ministério da Saúde, é quem regula e fiscaliza uma série de produtos e serviços consumidos no Brasil. Órgãos como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Vigilância Sanitária, trabalham em conjunto com a agência visando promover saúde e garantir a segurança alimentar da população.
Bom, leite é um alimento muito nutritivo e consumido pela população brasileira. Sendo muito versátil e o favorito das donas de casa no preparo de diversas receitas. Além disso, é rico em cálcio, proteínas, vitaminas e muito mais. No entanto, há um tipo em específico da bebida que não é tão saudável como a maioria pensa, e acabou sendo proibido pela Anvisa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com um vídeo no canal do YouTube do ‘G1’, o portal de notícias da Globo, a Anvisa proíbe a venda de um tipo de leite. No dia 20 de maio deste ano, o jornal relembra o Decreto-Lei n° 923/69, o qual proíbe a comercialização de leite cru no Brasil, esse que foi o n° 1 ser produzido e vendido no país antes que todo o processo industrial tivesse início.
O Mapa, órgão parceiro da Anvisa, frisa os riscos à saúde sobre consumir o produto ordenhado a mão e indo direto para o consumidor. No portal oficial do Governo Federal, informa que a ingestão de leite cru, de um animal não saudável, sem pasteurização, sendo assim exposto a um grande grupo de bactérias, podem causar graves danos a saúde da população.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre as doenças que podem ser transmitidas pelo consumo de leite cru estão:
- tuberculose;
- brucelose;
- listeriose;
- salmonelose;
- yersiniose;
- campilobacteriose;
- infecção por Escherichia coli, entre outras.
Por esse motivo, as fazendas mais avançadas conectam uma ordenhadeira direto a tubos, para ser evitado qualquer tipo de exposição a contaminação do leite. Inclusive, sendo a bebida testada antes de começarem a coleta, para ser confirmado que a tanto o leite, quanto a vaca estão saudáveis.
É importante dizer que, até o momento desta publicação, não há mais informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) a respeito do assunto, portanto, a lei sobre a proibição da comercialização do leite cru segue em vigor há 5 décadas, a fim de proteger o consumidor sobre qualquer risco que esteja relacionado ao seu consumo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como saber se o produto tem registro na Anvisa?
Segundo o portal ‘Gov.br’, para descobrir se um produto está realmente regularizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), basta acessar o ‘Sistema de Consultas’ do órgão. As informações do Portal de Consultas são disponibilizadas diretamente pela Anvisa, o que garante a autenticidade da informação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE