Alerta
Risco a saúde e contaminação: A proibição às pressas da Anvisa contra marca de carnes popular no Brasil
23/08/2024 às 7h00
Uma marca de carne muito conhecida no Brasil encarou um problema envolvendo um de seus produtos, interditado pela Anvisa. A medida se deu por conta de uma contaminação que causam riscos à saúde
A Anvisa teve que intervir contra uma marca de carnes popular no Brasil, proibindo alguns lotes e os arrancando das prateleiras dos mercados. Isso porque estavam contaminadas e causando um grande risco à saúde dos consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A vigilância sanitária é o principal órgão responsável por fazer a averiguação de todos os produtos, desde sua fabricação, até chegar nos locais de vendas. Assim, quando identificam algum problema rapidamente emitem um alerta para todos.
De acordo com o portal ‘Vigilância Sanitária do Estado Santa Catarina’, no dia 7 de junho de 2023, a marca popular de carnes do país, Estrela Alimentos, viu alguns de seus produtos vetados dos mercados. Isso porque a Anvisa proibiu a distribuição, comercialização e uso de alguns lotes do Hambúrguer Congelado de Carne Bovina, da empresa Frigoestrela – Frigorífico Estrela D’Oeste LTDA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa medida se deu por conta de uma contaminação microbiológica, que pode causar enjoos e diarreias graves, podendo levar até mesmo à morte, em casos mais graves. Consumir uma carne em más condições trazem sérios riscos ao organismo.
Os lotes afetados foram os de número 12009010223, 12018060223, 12018130223, 12034060223, 12034130223, 12039130223. Todos eles tinham a fabricação entre os dias 01/02/2023, 06/02/2023 e 13/02/2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A própria empresa emitiu uma nota oficial, em que revelou o recolhimento voluntário de todos os produtos do Hambúrguer Congelado de Carne Bovina. Essa atitude é importante para mostrar aos clientes sua preocupação com a situação que saiu da normalidade.
“A FRIGOESTRELA S/A – Comunica o recolhimento voluntário do produto HAMBÚRGUER CONGELADO DE CARNE BOVINA da marca Estrela Alimentos, comercializado em diferentes embalagens”, disse a Estrela Alimentos em nota.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Bactéria, pelo de rato e +: Anvisa faz proibição contra 3 marcas populares de carne, salsicha e +1 popular
● Pombas e baratas: A interdição da Anvisa contra restaurante n°1 por flagra de nojeira em 2024
● Risco de intoxicação e paralização do fígado: ANVISA emite decreto contra colágeno nº1 das mulheres
Empresa segue na ativa
Como citado, somente os lotes mencionados acabaram sendo afetados pela contaminação e a Estrela Alimentos tratou de retirá-los da comercialização. Porém, os demais produtos estão regularizados e sem risco algum aos consumidores.
De acordo com o portal ‘CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária), a ingestão de carnes contaminadas podem causar graves enjoos e diarreias, que podem culminar em uma desidratação profunda. Porém, há doenças ainda mais graves que podem acontecer, como a teníase, causada por parasitas.
Esta doença geralmente é transmitida pelo consumo de carne contaminada com cisticercos, que são as larvas do verme, gerando graves riscos aos organismo. Aliás, podem ocasionar problemas nervosos e cegueira, quando estiver associada a neurocisticercose.
Quem é o dono da Estrela Alimentos?
O empresário e deputado federal, Vadão Gomes, é o dono da Estrela Alimentos. A empresa é uma das principais do ramo e segue na ativa, com seus produtos comercializados nos mercados normalmente.
Autor(a):
Gabriel Amaral
Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são: