Uma marca de carne muito conhecida no Brasil encarou um problema envolvendo um de seus produtos, interditado pela Anvisa. A medida se deu por conta de uma contaminação que causam riscos à saúde
A Anvisa teve que intervir contra uma marca de carnes popular no Brasil, proibindo alguns lotes e os arrancando das prateleiras dos mercados. Isso porque estavam contaminadas e causando um grande risco à saúde dos consumidores.
A vigilância sanitária é o principal órgão responsável por fazer a averiguação de todos os produtos, desde sua fabricação, até chegar nos locais de vendas. Assim, quando identificam algum problema rapidamente emitem um alerta para todos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal ‘Vigilância Sanitária do Estado Santa Catarina’, no dia 7 de junho de 2023, a marca popular de carnes do país, Estrela Alimentos, viu alguns de seus produtos vetados dos mercados. Isso porque a Anvisa proibiu a distribuição, comercialização e uso de alguns lotes do Hambúrguer Congelado de Carne Bovina, da empresa Frigoestrela – Frigorífico Estrela D’Oeste LTDA.
Essa medida se deu por conta de uma contaminação microbiológica, que pode causar enjoos e diarreias graves, podendo levar até mesmo à morte, em casos mais graves. Consumir uma carne em más condições trazem sérios riscos ao organismo.
Os lotes afetados foram os de número 12009010223, 12018060223, 12018130223, 12034060223, 12034130223, 12039130223. Todos eles tinham a fabricação entre os dias 01/02/2023, 06/02/2023 e 13/02/2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A própria empresa emitiu uma nota oficial, em que revelou o recolhimento voluntário de todos os produtos do Hambúrguer Congelado de Carne Bovina. Essa atitude é importante para mostrar aos clientes sua preocupação com a situação que saiu da normalidade.
“A FRIGOESTRELA S/A – Comunica o recolhimento voluntário do produto HAMBÚRGUER CONGELADO DE CARNE BOVINA da marca Estrela Alimentos, comercializado em diferentes embalagens”, disse a Estrela Alimentos em nota.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Internação e risco grave: Ana Paula Araújo para BDBR com alerta máximo da ANVISA sobre remédio nº1 do Brasil
● Risco grave: ANVISA emite decreto contra produto nº1 das donas de casa e retira dos supermercados
● Atenção, mães: ANVISA acaba de emitir alerta contra produto nº1 e indispensável para bebês após descoberta
Empresa segue na ativa
Como citado, somente os lotes mencionados acabaram sendo afetados pela contaminação e a Estrela Alimentos tratou de retirá-los da comercialização. Porém, os demais produtos estão regularizados e sem risco algum aos consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal ‘CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária), a ingestão de carnes contaminadas podem causar graves enjoos e diarreias, que podem culminar em uma desidratação profunda. Porém, há doenças ainda mais graves que podem acontecer, como a teníase, causada por parasitas.
Esta doença geralmente é transmitida pelo consumo de carne contaminada com cisticercos, que são as larvas do verme, gerando graves riscos aos organismo. Aliás, podem ocasionar problemas nervosos e cegueira, quando estiver associada a neurocisticercose.
Quem é o dono da Estrela Alimentos?
O empresário e deputado federal, Vadão Gomes, é o dono da Estrela Alimentos. A empresa é uma das principais do ramo e segue na ativa, com seus produtos comercializados nos mercados normalmente.