As donas de casa se surpreenderam no primeiro semestre deste ano de 2024, quando a Anvisa proibiu um produto amado. A medida se dá por conta de um risco gerado a saúde de seus consumidores
Um produto muito popular e utilizado pelas donas de casa acabou tendo a sua proibição decretada no último dia 30 de abril deste ano. Assim, não podem mais encontrá-lo nas prateleiras dos supermercados, por conta de uma determinação da Anvisa, que alerta sobre riscos à saúde.
Ao longo dos anos é comum que diversos produtos saiam de cena, por uma grande variedade de motivos, mas esse em específico chama a atenção. Isso porque sua venda estava proibida, mas foi novamente liberada e agora deu adeus em definitivo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal ‘O Globo’, os supermercados não podem mais vender álcool líquido. Sua venda estava liberada pela Anvisa para ajudar no combate à pandemia da Covid-19. Este produto foi fundamental para as pessoas evitarem se contaminar com a doença.
Portanto, agora volta a proibição de venda, essa medida está em vigor desde o dia 1° de janeiro deste ano de 2024. Porém, por conta da RDC N° 766, os supermercados como Pão de Açúcar e Max Atacadista, dentre outros, tiveram até o último dia 29 de abril para acabar com o estoque.
De acordo com a Anvisa, o álcool líquido, apesar de ter a mesma concentração que o em gel, tem mais riscos de derramamento pelo corpo, o que pode gerar graves queimaduras em acidentes domésticos. Segundo a Sociedade Brasileira de Queimaduras, as crianças são as principais vítimas desses acidentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
ABRAS discorda da decisão
A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), não concorda com a decisão da Anvisa de voltar coma proibição do produto. “Retirará do consumidor o acesso ao produto de melhor relação custo-benefício, comprovadamente eficaz nos cuidados com a saúde, proteção contra doenças, incluindo a Covid-19”, relataram.
Diante da situação, um membro do Conselho Federal de Química, Ubiracir Lima, explicou que a substituição do álcool 70 pelo álcool em gel, em 2002, foi justamente por conta de evitar riscos à saúde. Além disso, para tranquilizar as donas de casa, revelou que a eficácia de limpeza é a mesma.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Riscos à saúde”: Bocardi paralisa BDSP com novo decreto da ANVISA que traz proibição contra nº1 das mulheres
● Descoberta e decreto: Anvisa faz proibição contra alimento n°1 no Brasil e retira produto das prateleiras do Carrefour e +
● Câncer e até morte: Renata Vasconcellos para JN com proibição da Anvisa contra produto n°1 no Brasil
Além disso, comentou que há no mercado outros produtos de limpeza permitidos pela Anvisa, que também ajudam na limpeza e não possuem tantos riscos. É importante ressaltar que deve ficar longe do alcance das crianças, que podem ter problemas caso tomem o produto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O álcool em gel está à venda?
Apesar do álcool em gel também possuir 70% de álcool, possui a aprovação da Anvisa. O principal motivo é que pelo fato de ser em gel, corre menos risco de escorrer e causar queimaduras em seus usuários.