Alerta
Substância fatal: A proibição da Anvisa contra produto queridinho das donas de casa
04/09/2024 às 7h00
A Anvisa teve que intervir contra um produto muito utilizado pelas donas de casa, pela presença de pelo de rato. Isso porque gerava um risco aos consumidores, por conta de contaminações
As donas de casa estão sempre utilizando diversos produtos, principalmente na cozinha, no preparo dos alimentos. Porém, em março deste ano, um muito utilizado acabou tendo a proibição da Anvisa, por conta da presença de pelos de ratos e uma substância fatal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A vigilância sanitária sempre deixa disponível em seu site oficial todos os itens que estão com algum tipo de problema. Assim, se você tem alguma dúvida sobre o que está comprando ou usando, pode verificar rapidamente, colocando o nome ou as informações da embalagem.
De acordo com o próprio portal da Anvisa, divulgaram a RESOLUÇÃO-RE N° 900, publicada no dia 5 de março de 2024. Nela, proibiu a venda do lote 386-26, da canela em pó da marca Kodilar, que tem a responsabilidade da empresa M.W.A Comercio de Produtos Alimentícios LTDA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida se deu por conta da identificação de índices insatisfatórios que indicaram risco à saúde humana, como a presença de pelos de roedores e até mesmo fragmentos de insetos, todas no lote citado acima.
Vale lembrar que a presença dessas substâncias estranhas possuem um limite estabelecido pelo órgão, e quando estão acima desse limite, precisam retirar o produto de circulação. O excesso da presença de pelos e fezes de roedores podem causar doenças nos consumidores, por conta de contaminação nos alimentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É importante ressaltar que o lote afetado acabou retirado da circulação dos mercados. Ao procurar algum tipo de manifestação ou nota oficial da empresa, não foram encontradas, mas o espaço segue aberto para que possa esclarecer a situação aos seus clientes.
Porém, todos os demais produtos da Kodilar, cujo tem como garoto propaganda, estampado em todas as embalagens, Edu Guedes, segue em comercialização normalmente. Até mesmo a canela em pó, que pertence a outros lotes, também está presente para comércio.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Risco de intoxicação e +: ANVISA proíbe e retira sem dó 2 suplementos nº1 das 45+
● 638 remédios no lixo: Farmácia nº1 vira caso de polícia e ANVISA é acionada após descoberta
● “Carne podre e com larvas”: Globo confirma interdição da Vigilância Sanitária contra açougue nº1
A história da Kodilar
A Kodilar surgiu em 1984 e desde o seu começo focou em produtos com qualidade e gerar um bem-estar para seus consumidores. No geral, a empresa tem 200 representantes e 10 distribuidores pelo Brasil.
Além disso, ela conta com mais de 600 itens em produção e ainda estão com vários em desenvolvimento. Eles estão divididos em 5 linhas, sendo Kodilar, Natural Life, Taressu, Natural Life sem Glúten e Bio Natural Life Orgânico.
É uma das marcas de tempero mais vendidas no Brasil e um pequeno deslize em sua produção não tirará esse posto importante que assumiu no país.
Quando a Anvisa foi fundada?
A Anvisa, principal responsável por realizar a averiguação de todos os produtos que chegam aos consumidores, surgiu no dia 26 de janeiro de 1999. Ela impõe diversas regras e normas que todos os estabelecimentos precisam seguir.
Autor(a):
Gabriel Amaral
Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são: