Bomba

Proibição da ANVISA, venda colossal a Pilão e extinção: Mundo do café é paralisado com 3 bombas no Brasil

07/05/2024 às 22h43

Por: Bruno Zanchetta
Imagem PreCarregada
Café, Pilão e Anvisa (Reprodução - Internet)

Aos amantes dessa iguaria nacional, o mundo dos cafés é paralisado com 3 bombas no Brasil

O mundo dos amantes de café no Brasil sofreu 3 grandes bombas impactantes recentemente com direito a proibição da Anvisa, venda a pilão e extinção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hoje nós vamos entrar em detalhes em cada uma delas e os motivos que levaram o mundo do café no Brasil ser redirecionado a isso.

Primeiro, de acordo com o próprio site da Anvisa, foi emitida uma nota visando a proibição, fabricação e comercialização do lote nº 495 do produto Café Moído e Torrada, marca Café da Terra, validade: 27/04/2023, distribuído por Café Terra do Rei.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A medida foi motivada considerando o resultado do laudo de análise emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels no Rio de Janeiro; que apresenta resultados insatisfatórios quanto ao ensaio de pesquisa de matérias estranhas indicativas de risco à saúde humana, indicando falhas das Boas Práticas, devido ao resultado insatisfatório pela presença de fragmentos rígidos de brilho vítreo (fragmentos de vidro), no lote do produto em questão.

Não encontramos nenhuma nota da empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo, de acordo com a Folha de São Paulo em matéria do início desse ano, que a JDE, empresa que tem em seu portfólio marcas como Pilão e L’Or, anunciou que concluiu a aquisição dos ativos de café e chá do grupo JAV, que inclui as linhas de café Maratá, com forte presença sobretudo no Norte e Nordeste do Brasil.

A intenção de compra havia sido anunciada em 24 de julho do ano passado, mas estava pendente de aprovação pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A aquisição dá força à JDE, vice-líder do setor, na competição com o grupo 3corações —dono do rótulo 3 Corações e de mais de 30 marcas menores—, que continua sendo a maior empresa do mercado brasileiro.

A Maratá é a quarta maior do setor, segundo a Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café), atrás também da Melitta.

A compra, cujos valores não foram divulgados, deve impulsionar a companhia holandesa no Nordeste do Brasil, onde a Maratá tem fatia significativa de um mercado dominado pela Santa Clara, rótulo do grupo 3corações.

Por fim, segundo a CNN, em setembro de 2022, novas pesquisas mostram que 60% das espécies de café encontradas na natureza podem ser extintas em breve.

Pesquisadores do Kew Royal Botanic Gardens, no Reino Unido, alertam que as mudanças climáticas, o desmatamento, as secas e as doenças das plantas estão colocando em risco o futuro do café.

O importante a lembrar é que o café requer um habitat florestal para sua sobrevivência”, disse o pesquisador sênior Aaron P. Davis à CNN. “Com tanto desmatamento acontecendo ao redor do mundo, as espécies silvestres de café estão sendo impactadas em um ritmo alarmante”, completou.

Davis explicou que as plantas de café crescem em habitats naturais muito específicos, de modo que o aumento das temperaturas e o aumento das chuvas causadas pelas mudanças climáticas podem impossibilitar o cultivo do café em locais onde as plantas costumam prosperar.

O QUE A ANVISA FAZ?

De acordo com a legislação, compete à Anvisa controlar e fiscalizar alimentos, inclusive bebidas, águas envasadas, seus insumos, suas embalagens, aditivos alimentares e limites de contaminantes orgânicos e inorgânicos, resíduos de agrotóxicos e de medicamentos veterinários, produtos obtidos por engenharia genética.

Anvisa
café

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.