CHOCANTE

Diarreia, vômito e pele de rato: Anvisa decreta proibição e retirada de 3 marcas de tempero, carne e molho

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Anvisa decreta retirada de 3 marcas de tempero, carne e molho (Foto: Reprodução / Canva)

A Anvisa está sempre de olho para algumas irregularidades do mercado

Com o objetivo de proteger todos os brasileiros contra irregularidades sanitárias, a Anvisa decretou a proibição e retirada de 3 marcas de tempero, carne e molho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Primeiramente vamos falar sobre um dos temperos mais usados do país, a Pimenta-do-reino. Ela foi proibida pela Anvisa e teve que ser retirada dos mercados.

SAIBA MAIS! Vômito e diarreia: Anvisa retira às pressas marca de peixe das prateleiras dos mercados e situação hoje em 2024

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O órgão informou a publicação da Resolução-RE sob Nº504, de 07 de fevereiro de 2024,  a qual suspende a comercialização, distribuição, propaganda e uso, e determinou o recolhimento do lote nº 0892308 do produto Pimenta-do-reino preta moída pura marca , da empresa Junco Industria e Comércio LTDA.

“A medida foi motivada considerando o resultado insatisfatório nos ensaios de Pesquisa de Salmonella spp. e Contagem de Escherichia coli, conforme Laudo de Análise Fiscal Definitivo nº 2140.1P.0/2023, emitido por Laboratório Central de Minas Gerais (Fundação Ezequiel Dias)”, destacou a Anvisa em seu site oficial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Salmonella é uma bactéria que provoca intoxicação alimentar e em casos raros, pode causar graves infecções e até mesmo a morte.

Ela é encontrada normalmente em animais como ratos, galinhas, porcos, répteis, anfíbios, vacas e até mesmo em animais domésticos, como cachorros e gatos.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa forma, qualquer alimento que venha desses animais ou que tenha entrado em contato com suas fezes podem ser consideradas vias de transmissão da Salmonella.

Os sintomas são semelhantes a outros problemas gastrointestinais, como diarreia, vômitos, febre, cansaço, dor abdominal, perda de apetite, entre outros de acordo com informações do portal Gov.

A proibição foi apenas no lote citado acima, onde atualmente a Pimenta-do-reino preta moída pura marca , da empresa Junco Industria e Comércio LTDA, segue sendo comercializada normalmente.

Pimenta-do-reino preta moída pura marca Fã, da empresa Junco Industria (Foto: Divulgação / Google Shopping)

QUAIS FORAM AS OUTRAS 2 PROIBIÇÕES FEITAS PELA ANVISA?

A medida de uma marca de carne popular foi motivada considerando o comunicado de recolhimento voluntário recebido da empresa Cedro Alimentos, apontando a Carne Congelada de Bovino sem Osso – Cupim.

Trata-se do lote: 13012024, fabricado em 13/01/2024. O recolhimento foi devido à detecção de Escherichia coli e aeróbios mesófilos acima do permitido na legislação, o que também pode causar riscos à saúde humana.

Conforme divulgado pelo portal Brasil Escola, a Escherichia coli encontrada na carne, é uma bactéria que habita o intestino de animais endotérmicos, cuja presença pode indicar aspectos relativos à qualidade de alimentos, e também pode provocar doenças, como infecções urinárias, diarreia e a colite hemorrágica e síndrome hemolítico-urêmica.

Por se tratar de um comunicado de recolhimento voluntário, a empresa segue comercializando normalmente os seus produtos, visto que esse se tratou de um caso isolado da marca popular.

Por isso, é importante que órgãos reguladores como a Anvisa estejam atentos à qualquer tipo de irregularidades em alimentos e tomem medidas para proteger a saúde pública.

Anvisa proibi Carne congelada da marca Cedro Alimentos (Reprodução/Montagem TV Foco)

Por fim, a marca de molho que foi barrada dos supermercados foi o produto Flor de Sal marca Mundialho, de responsabilidade da empresa Mundial Food Produtos Alimentícios LTDA.

No dia 23 de janeiro deste ano, a Anvisa proibiu o lote nº 000171 do produto Flor de Sal marca Mundialho. De acordo com informações do portal oficial da agência, o produto não passou no teste de iodo.

“Suspensão de lote do produto Flor de Sal marca Mundialho, de responsabilidade da empresa Mundial Food Produtos Alimentícios LTDA. Grupo Técnico da Rede de Alerta e Comunicação de Riscos de Alimentos – REALI/Coordenação de Inspeção e Fiscalização Sanitária de Alimentos”, disse a Anvisa.

Desse modo, a Anvisa fiscaliza os produtos, seja dos mercados, em portos, aeroportos e fronteiras para dar mais qualidade para os brasileiros. Por se tratar de um caso isolado, o molho já voltou a ser comercializado normalmente e o problema foi apenas no lote citado acima.

Flor de Sal marca Mundialho (Foto: Reprodução / Google Shopping)

Autor(a):

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: diego.laureano@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile