A Agência Nacional da Vigilância Sanitária, a Anvisa está sempre atenta se os consumidores estão correndo riscos e usando o seu poder fiscalizador para cravar proibições de quem não segue as normas sanitárias. Desse modo, 5 produtos de limpeza populares foram barrados por risco fatal.
O fato é que um produto bastante utilizado pela dona de casa são os de limpeza. Porém, a Anvisa alerta que existem muitos destes que são clandestinos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Normalmente comercializados em garrafas pets, em rótulos e com preço bem abaixo do padrão, esses produtos clandestinos podem fazer mal para a saúde.
Confira abaixo 5 produtos populares que são proibidos por causa dos seus respectivos motivos:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Alergias: Alguns desses produtos podem provocar alergias. Portanto o uso de detergentes, sabão em pó, amaciantes e água sanitária que não possuem marca, podem causar danos na pele.
Queimaduras: As queimaduras ocorrem muito em quem usa água sanitária, pois normalmente são carregadas de soda cáustica, para torná-la mais eficiente e consequentemente mais lesiva ao corpo do usuário, podendo provocar sérios ferimentos ao corpo devido as queimaduras.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Intoxicações: Muitos ainda pensam que intoxicações ocorrem apenas se você ingerir o produto, na verdade, quando os mesmos possuem uma concentração muito alta, essa intoxicação pode acontecer por inalação. Se você utilizou algum desses produtos de limpeza e logo após sentiu febre ou náuseas, procure um médico o quanto antes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sem identificação: Para verificar se o produto de limpeza que você está utilizando não é clandestino, se faz necessário verificar se contém o número de notificação ou registro da Anvisa, tendo que conter as informações de um engenheiro e/ou técnico responsável.
Irritações na pele: Por não saber a procedência das essências utilizadas, se faz necessário se atentar pois dependendo da química, é possível causar irritações na pele.
O QUE DIZ A ANVISA?
O diretor de Vigilância em Saúde, Lasier França, destacou em entrevista ao portal da Prefeitura de Torres, que o uso de produtos de limpeza clandestinos é um perigo
“Os produtos saneantes são todos aqueles usados na limpeza dos ambientes, tais como, detergente, sabão, água sanitária, cera e desinfetante. Sabemos que a comercialização desses produtos acontece e, muitas vezes, o consumidor não tem a informação necessária para evitar a compra. Por isso, estamos promovendo atividades educativas para orientar a população e alertar os comerciantes que a venda desses produtos é proibida”, explicou.
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações de empresas clandestinas a respeito do ocorrido. Porém o espaço continua em aberto para que as mesmas possas expor suas versões dos fatos.
O QUE FAZER CASO ENCONTRE PRODUTOS DE LIMPEZA CLANDESTINOS?
É importante denunciar sempre que você encontrar produto clandestinos sendo comercializados.
O relato deve ser feito para a Anvisa de forma online ou através da Vigilância Sanitária do município ou estadual.