Eduardo Paes faz proibição em serviço popular da empresa de aplicativo de transportes no Rio de Janeiro mas, veredito final mostra outra coisa
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, fez uma proibição urgente sobre serviço popular da Uber na cidade, pouco tempo depois, um veredito final foi decretado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo informações do G1 em janeiro desse ano, prefeito Eduardo Paes anunciou no dia 5 de janeiro que pretendia proibir o Uber Moto no Rio de Janeiro. A plataforma tinha lançado a nova modalidade na cidade e na capital paulista nesta manhã.
“Óbvio [que vou proibir]. Querem é tirar dinheiro agora dos mototaxistas”, disse Paes ao g1. “Vamos fiscalizar e tirar da rua se se engraçarem aqui”, emendou. Paes ainda disse que se a Uber insistir ele vai na justiça.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em nota, a plataforma informou que “já oferece viagens de Moto desde novembro de 2020 no Brasil e, no Rio de Janeiro, a modalidade já está presente na Região Metropolitana desde o final de 2021”.
“Embora a chegada da modalidade seja uma novidade no município, o uso de motocicletas para viagens com passageiros é uma realidade nas cidades brasileiras há bastante tempo”, disse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Na modalidade Moto, parceiros do aplicativo realizam transporte privado individual em motocicletas, atividade prevista na Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal 12.587/2012) e distinta de categorias de transporte público individual em motocicletas, como o mototáxi. A norma federal que regulamenta o transporte individual privado de passageiros — e que estabelece os limites para a regulamentação pelos municípios — não faz distinção quanto ao tipo de veículo. É comum que a atividade seja desempenhada com automóveis, mas isso não significa que este seja o único modal permitido”, pontuou.
“A Uber sempre defendeu que a coexistência de novas opções de mobilidade trazidas pela tecnologia e os tradicionais serviços de transporte público não apenas é possível como traz benefícios ao consumidor, que passa a ter mais possibilidades de escolha”, emendou.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Lula baixa canetada ainda em 2024 com NOVA LEI, fim a veículos em autoescolas e isso é o que acontecerá
● Oficial: Nova lei da CNH atinge em cheio milhares de motoristas que dirigem carro automático em 2025
● Suspensão da CNH, multa pesada e mais: Nova lei de trânsito crava proibição pra quem fizer atitude simples
Veredito final: Após toda essa briga, a Uber não retirou os serviços de moto táxi da cidade do Rio de Janeiro, aliás, é extremamente comum pegar um moto táxi da Uber no Rio de Janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mesmo com as ‘brigas’ e acusações de ambas as partes, a Uber se manteve firme no posicionamento e o Eduardo Paes não questionou mais.
QUANTOS MOTO UBER TEM NO BRASIL?
De acordo com a Uber, mais de 5 milhões de motoristas e entregadores parceiros já prestaram algum serviço pela plataforma no Brasil.
O Uber Moto é uma modalidade do aplicativo da Uber que permite aos usuários solicitarem viagens por motocicletas. Para se tornar um entregador parceiro da Uber, é necessário ter EAR na Carteira Nacional de Habilitação e o produto estar disponível na cidade.
A faixa salarial estimada para um motoboy da Uber é de R$ 2 mil a R$ 4 mil por mês, incluindo o salário base e a remuneração variável.