Proibido!
Eduardo Paes ciente: Proibição é anunciada no RJ e atinge em cheio motoristas da Uber e 99 em 2024
27/12/2024 às 10h40
Motoristas de aplicativo são proibidos de entrarem em bairro da cidade do Rio de Janeiro e proibição atinge diversos moradores do local
Proibição da entrada de motoristas e mototaxistas de aplicativos como Uber e 99 é instaurada na Gardênia Azul, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque, desde meados do ano passado, criminosos passaram a impedir a circulação desses veículos na região.
Segundo informações do G1, a decisão ocorreu após traficantes do Comando Vermelho (CV) assumirem o controle da localidade e expulsarem os milicianos que atuavam no bairro,
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, quem desconhece a ordem e pede um carro pelo aplicativo recebe a seguinte mensagem:
“Indisponível. Peça de locais acessíveis e para lugares acessíveis” ou “Infelizmente a Uber não está disponível nesta origem ou destino”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, há lembretes e inscrições das proibições em vias dentro da favela, como na Rua Isabel Domingues,
Portanto, quem precisa usar o transporte tem que sair da comunidade e andar até a Avenida Ayrton Senna. No entanto, os bandidos permitem que mototaxistas da favela circulem na região. Tem quem cobre até R$ 12 para “levar até a pista”.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “A partir de 1° de janeiro”: Tarcísio sanciona nova lei do IPVA em SP e crava isenção a lista de CPFs em 2025
● Detran em alerta: 2 infrações de trânsito que arrancam a CNH de motoristas sem 2ª chance
● Não é só atestado médico: Lei trabalhista em vigor garante 3 faltas sem desconto no salário para CLTs em 2024
Contudo, os mototaxistas que desobedecem a ordem dos traficantes têm os veículos apreendidos, e as chaves são levadas para a Cidade de Deus.
“A Gardênia virou área de risco para mototaxistas e motoristas de aplicativos”, disse uma moradora.
O que a Polícia do RJ diz a respeito?
A delegada Elaine Andrea Nunes Rosa, disse ao G1 que vai apurar a denúncia feita pela reportagem. Segundo Elaine, atualmente, não há registros da proibição na delegacia.
No último dia 20, a Polícia Civil fez uma operação para cumprir 5 mandados de prisão contra traficantes da Ilha que vêm extorquindo dinheiro de motoristas de aplicativos. Três homens foram presos.
Em nota, a Polícia Militar informou que “as extorsões e exploração clandestina de serviços na Gardênia são condutas praticadas de maneira velada e, por isso, a participação da população é determinante no combate a essas modalidades criminosas.”
Contudo, confira as demais proibições da cidade do Rio de Janeiro, aqui com a TV Foco!
Conclusões finais
Em conclusão, a proibição de motoristas e mototaxistas de aplicativos na Gardênia Azul reflete o impacto direto do controle criminoso sobre a mobilidade da comunidade.
Com as restrições impostas pelos traficantes, os moradores enfrentam dificuldades diárias para se deslocar e ficam reféns das alternativas autorizadas pelos criminosos.
Essa situação evidencia a vulnerabilidade da população local e reforça a urgência de intervenções eficazes para garantir a segurança e a liberdade de circulação na região.
Autor(a):
Luiza Lefundes
Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.