Tente não se impactar ao saber detalhes sobre 3 alertas urgentes da ANVISA
Antes de mais nada, é muito importante falar que, a Anvisa, se trata, em suma, de uma agência reguladora, sob a forma de autarquia de regime especial, vinculada ao Ministério da Saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, com direito a comunicado sobre refri com substância cancerígena, proibição na Globo e mais, vocês saberão agora detalhes sobre os 3 alertas urgentes da ANVISA.
Dessa forma, vamos iniciar falando do aspartame. De acordo com uma reportagem da CNN, a Anvisa diz que consumo de aspartame é seguro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“E o pessoal do aspartame… A OMS divulgou também um documento que gerou uma reflexão sobre o aspartame. Um aspartame é um tipo de adoçante, né? Que você encontra em produtos industrializados, por exemplo, alimentos diet são refrigerantes zero, tem aspartame também, mas por que a gente tem falando disso?”, disse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E seguiu: “A Anvisa mantém a recomendação sobre o consumo de aspartame, esse adoçante artificial. Ela decidiu manter a segurança do consumo, que é muito utilizado em produtos industrializados. No entanto, a agência frisou que esse consumo deve ser feito dentro de um limite recomendado, que é de 40 miligramas por kg. E citou como exemplo o consumo de um refrigerante zero. O que eles disseram que uma lata desse tipo de bebida tem entre 200 e 300 miligramas de adoçante. Então um adulto de 70 kg precisaria consumir mais de 10 latas por dia para passar esse limite”, disse.
Em segundo lugar, também podemos falar sobre a proibição da importação de cannabis in natura, como flores e partes da planta, que foi noticiado no Jornal Nacional, da Globo, em 19/07/2023.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, Renata Vasconcellos disparou: “A Anvisa publicou hoje uma nota técnica que proíbe a importação de cannabis in Natura como Flores e partes da planta. A agência afirmou que não ha evidências robustas de eficácia e de segurança dessas substâncias para Fins medicinais e que há risco de desvio do produto para fins ilícitos. Por isso, a partir de amanhã, a Anvisa não vai mais emitir novas autorizações para importação da planta in Natura. As autorizações já emitidas pela agência terão validade até dia 20 de setembro”, disse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cigarros eletrônicos são proibidos no Brasil?
E por fim, mas não menos importante, também podemos citar, os cigarros eletrônicos, que podem ser proibidos pela Anvisa, como foi noticiado no SBT. A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, por unanimidade, a abertura de uma proposta de consulta pública para revisar a proibição de cigarros eletrônicos no Brasil.
Dessa forma, de acordo com a decisão da Anvisa de hoje, a sociedade civil terá 60 dias para manifestar-se sobre o tema na consulta pública.