Tarcísio anuncia mudanças que impactam diretamente os principais shoppings de São Paulo e crava duas viradas com lei e proibição já em vigor
O governador Tarcísio de Freitas surpreendeu o setor varejista ao impor novas regras que afetam diretamente grandes shoppings de São Paulo, como Bourbon e Iguatemi.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, cravou duas decisões de forte impacto: proibiu práticas comuns nesses centros comerciais e sancionou mais uma lei que altera o cenário regulatório.
O TV Foco, a partir do seu time de especialistas em leis e das informações da CNN Brasil, detalha agora decisões que afetam shoppings de SP.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Leis que afetam shoppings em São Paulo
No dia 11 de julho de 2024, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, sancionou a Lei 17.972/2024, que estabelece normas rigorosas para a comercialização de cães e gatos no estado.

A legislação proíbe a exposição desses animais em vitrines fechadas e em eventos públicos com fins comerciais, reconhecendo-os como seres sencientes — ou seja, capazes de sentir dor, prazer e sofrimento.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, a venda só será permitida após os animais atingirem 120 dias de vida, serem vacinados, microchipados e esterilizados, com exceção de cães de trabalho, que terão até 18 meses para a castração
Detalhes
- Criadores e comerciantes devem estar oficialmente registrados para atuar legalmente.
- Além disso, alojamentos adequados são exigência obrigatória para manter os animais.
- Contudo, laudos veterinários devem comprovar a saúde dos cães e gatos à venda.
- Está proibida a distribuição de animais como brindes ou em promoções.
- Por fim, a exposição de pets em vitrines fechadas também foi vetada pela nova lei.
Direito dos animais
A implementação da lei representa um avanço significativo na proteção dos direitos dos animais em São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, ao reconhecer os cães e gatos como seres sencientes, a legislação reforça a responsabilidade dos criadores e comerciantes em oferecer condições adequadas para os animais.
Estacionamentos privados de shoppings
Em Campinas, a Câmara Municipal aprovou, em 25 de novembro de 2024, um projeto de lei que amplia o período de gratuidade nos estacionamentos privados de shoppings centers e estabelecimentos comerciais para pessoas idosas, pessoas com deficiência e seus acompanhantes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, a proposta, de autoria do vereador Edvaldo Cabelo (PL), visa dobrar o intervalo de tempo sem cobrança, passando de 15 para 30 minutos, reconhecendo as dificuldades adicionais enfrentadas por essas pessoas ao se deslocarem.
A medida busca proporcionar mais conforto e praticidade para os cidadãos que necessitam de mais tempo para chegar aos seus veículos ou concluir suas atividades.
Contudo, a proposta foi discutida e aprovada em sessão da Câmara Municipal, com o objetivo de promover a equidade. Além disso, a acessibilidade para todos os cidadãos, especialmente aqueles com mobilidade reduzida.
Qual é o maior shopping de São Paulo?
O maior shopping de São Paulo é o Shopping Aricanduva, localizado na Zona Leste da cidade.
Com uma área bruta locável de 257.047 m², ele é considerado o maior centro comercial do Brasil e da América Latina. Além disso, O complexo abriga mais de 500 lojas, três praças de alimentação, 14 salas de cinema e cerca de 14.700 vagas de estacionamento.
CONCLUSÃO
Por fim, tanto a sanção da Lei 17.972/2024 em São Paulo quanto a aprovação do projeto de lei em Campinas refletem avanços importantes na promoção do bem-estar.
Enquanto a legislação paulista busca proteger os direitos dos animais e garantir condições mais humanas em sua comercialização. Porém, a medida campineira visa facilitar o acesso de pessoas com mobilidade reduzida a estabelecimentos comerciais, promovendo uma sociedade mais inclusiva e responsável
Veja também matéria especial sobre: Rasteira na C&A em MS: Shopping Campo Grande confirma expansão com 150 lojas e chegada de marca n°1 de roupas.