CHOCANTE
Comunicado emergencial da Anvisa confirma proibição de produto n° 1 das mulheres
12/09/2024 às 23h55
A Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) sempre entra em ação quando encontra alguma irregularidade que pode colocar em risco os consumidores e com isso, ela acaba vetando os produtos
Um comunicado emergencial da Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) confirmou a proibição de produto n° 1 das mulheres. Por isso é de extrema importância que você sempre monitore se aquele produto que você está acostumado a usar, não consta na lista de barrados pelo órgão fiscalizador.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Agência Nacional da Vigilância Sanitária determinou a apreensão e a proibição da comercialização, da distribuição e do uso de unidades falsificadas dos medicamentos Botox®️ (Lote: C3709C3) e Durateston® (Lote: 701012LR).
O Botox®️ é um medicamento que uma forma de toxina botulínica para paralisar temporariamente as atividades do músculo. Já o Durateston® ajuda a regular os níveis de testosterona no corpo. A medida cautelar foi publicada através da Resolução-RE 2.198/2023 disponível no portal Gov da Anvisa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As medidas foram tomadas após operação policial que encontrou embalagens dos medicamentos falsificadas. Foram identificadas unidades adulteradas dos seguintes lotes: C7746C3 (val. 04/2025); C7211C4 (val. 08/2026); C3709C3 (val.05/2025); C6835C3 (val. 10/2024 e 12/2024); e C7654C3F.
“Entre os casos, podemos destacar medicamentos com embalagem em idioma turco, bem como embalagens com características divergentes em relação aos medicamentos originais. Medicamentos em embalagens que não estejam em língua portuguesa não são registrados na Anvisa. Este é um forte indicativo de que foram importados e comercializados ilegalmente e não devem ser utilizados”, destaca o alerta do órgão fiscalizador.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O QUE FAZER NESSES CASOS?
A Anvisa orienta que a população e os profissionais de saúde que somente adquiram medicamentos em estabelecimentos devidamente regularizados. Além disso, sempre na embalagem completa (dentro da caixa) e mediante emissão da nota fiscal.
Contudo, em caso de identificação de unidades dos medicamentos com suspeita de falsificação, a população ou os profissionais de saúde não devem utilizar o produto e devem entrar em contato com as empresas detentoras do registro desses produtos, para verificarem sua autenticidade.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Barata, pombo e nojeira: A interdição da Anvisa às pressas contra restaurante n°1
● Diarreia, vômitos constantes e risco fatal: Decreto da ANVISA contra tempero n°1 das donas de casa
● Rato, 470KG de comida podre e ordem da Anvisa: A interdição de supermercado por flagra de nojeira
Os profissionais também devem verificar os itens de segurança das embalagens dos medicamentos. As caixas dos originais contam com um espaço em branco, mais conhecido como “raspadinha”, que deve ser raspado com metal (clips ou moeda). Se o produto for verdadeiro, aparecerá a marca do laboratório produtor.
COMO FICA A SITUAÇÃO DA FABRICANTE?
Além disso, o fato deve ser comunicado imediatamente à Anvisa, preferencialmente por meio do sistema Notivisa (no caso de profissional de saúde) ou por meio do sistema da Ouvidoria, utilizando a plataforma FalaBR (no caso de pacientes).
A empresa ABBVIE FARMACÊUTICA LTDA, detentora dos registros dos medicamentos Botox®️ e Durateston®, ao identificarem as irregularidades apresentadas pela operação policial realizada, emitiram um comunicado esclarecendo que os remédios falsificados são prejudiciais.
As principais diferenças apontadas é que o rótulo do frasco não apresenta holografia, aparentando ser de papel simples (opaco) e o selo de segurança possui uma coloração acinzentada, se tratando, portanto, de falsificação, ou seja, com características divergentes do medicamento original.
Trata-se, portanto, de produtos adulterados. Desse modo, a empresa não tem nenhuma culpa, visto que os produtos se tornam proibidos, pois são falsificados. Esta medida preventiva está fundamentada no artigo 6º da Lei 6.360/1976 e inciso XV do artigo 7º da Lei 9.782/1999.
Portanto, a ABBVIE FARMACÊUTICA LTDA fornece produtos originais, de qualidade, e emprega várias pessoas. A empresa é referência em sua área de atuação desde a sua fundação no Brasil em 2014 de acordo com informações divulgadas em eu site oficial. Mais do que tratar doenças, a marca tem como objetivo causar impacto notável na vida das pessoas.
QUANDO A ANVISA FOI FUNDADA?
No dia 26 de janeiro de 1999, graças a Lei nº 9.782, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária foi fundada. De acordo com o site oficial do Governo Federal, a Anvisa é uma autarquia sob regime especial, que tem sede e foro no Distrito Federal, e está presente em todo o território nacional através das coordenações de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.
Autor(a):
Diego Laureano
Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]