ALERTA!
Risco a saúde e proibição urgente: O decreto da Anvisa e retirada às pressas de marca de leite popular
15/06/2024 às 12h52
A Agência decretou a retirada de marca de leite das prateleiras que surpreendeu a todos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), tem como principal objetivo assegurar a segurança dos consumidores quando se trata de alimentos ou estabelecimentos que ponham em risco a saúde humana. Com isso, hoje abordaremos o tema da proibição da autarquia sobre marca famosa de leite.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que o leite é um dos principais alimentos rico em nutrientes e bastante comum na refeição de indivíduos de todas as idades. O líquido derivado de animais, está presente em diversas refeições como bolos, cremes, chocolates e vários outros.
Devido a sua funcionalidade e combinação com qualquer prato culinário, a Agência decidiu se aprofundar e averiguar melhor como está a fabricação e comercialização desse produto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, de acordo com informações do portal ‘Benefícios’, através de uma investigação conduzidas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, foram encontrados diversas irregularidades, incluindo até mesmo a produção e comercialização de produtos lácteos sem as adequadas autorizações e com rotulagem incorreta.
Ainda segundo a fonte, a empresa responsável pela mercadoria, Laticínios Santa Maria Ltda, teve diversas irregularidades com seus produtos, principalmente com o leite UHT e soro de leite em pó em junho de 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Confira a seguir quais produtos apresentavam a ausência de devidas autorizações e com rotulagem incorreta.
- Leite UHT integral Natville – embalagem de 1 litro (produção fora dos padrões);
- Leite UHT desnatado Natville – embalagem de 1 litro;
- Soro de leite em pó parcialmente desmineralizado 40% – em embalagens de 25 kg.
Após a identificação das irregularidades, as autoridades e a empresa Laticínios Santa Maria Ltda, implementaram diversas ações para lidar com a situação. A Anvisa, em parceria com o MAPA, informou os consumidores sobre os perigos e deu início ao processo de suspensão da comercialização de produtos lácteos que não estavam em conformidade com as normas vigentes. Essa iniciativa tem como objetivo proteger a saúde pública e restabelecer a confiança dos consumidores.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Carnes em decomposição e chão sujo de sangue: ANVISA interdita açougue popular nº1 por nojeira
● Pode até matar: Renata Vasconcellos paralisa JN com proibição da Anvisa contra produto n°1 dos brasileiros
● 3 toneladas de carne no lixo: ANVISA baixa o facão contra açougue popular por descoberta de contaminação
Por sua vez, a Lactinios Santa Maria Ltda iniciou a retirada dos produtos que não estavam em conformidade com a RDC 655/2022. Essa ação evidencia o compromisso da empresa em cumprir as leis e assegurar a qualidade dos alimentos.
Pronunciamento da empresa
Quando a Anvisa surgiu?
A Anvisa, é um dos principais órgãos responsáveis pela averiguação de todos os produtos, desde os cosméticos a alimentos. Dessa forma, a autarquia é quem garante a saúde e segurança dos consumidores brasileiros. Fundada no dia 26 de janeiro de 1999, segue sendo de grande importância no país.
Autor(a):
Kelly Araújo
Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]