Emissora de TV teve história caótica envolvendo até polícia e fim da pior forma
Hoje o Brasil conta com grandes emissoras, como Globo, Record, SBT e Band. Mas, desde a ascensão da TV no país, muitos outros canais existiram e deixaram o mercado. E hoje, vamos falar do fim de uma gigante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Popular no Rio de Janeiro, ela chegou como quem não queria nada e não demorou a ganhar destaque. Apesar do sucesso, seu fim contou com escândalo envolvendo até a polícia.
Estamos falando da 3 Antena, que foi uma emissora de televisão brasileira sediada no Rio de Janeiro. Ela operava no canal 8 VHF. E ainda fez parte de um movimento que encorajou a operação de diversas estações de televisão clandestinas entre o final dos anos 80 e o início dos anos 90 no eixo Rio-São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 5 de junho de 1990, entrou no ar a 3 Antena, operando no canal 8, a partir de equipamentos instalados na Zona Sul do Rio. De 10 a 14 de julho do mesmo ano, a 3 Antena operou diariamente, durante duas horas. No primeiro dia, um grupo de pessoas que assistia à transmissão em um televisor instalado em um bar localizado no bairro do Flamengo foi conduzido pela Polícia Federal para depor, conforme informações expostas no Wikipédia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em agosto de 1990, a 3 Antena e a TV Cubo, estação pirata instalada na cidade de São Paulo, planejaram uma transmissão em conjunto de programas produzidos por ambas. A ação, no entanto, foi cancelada devido a uma discordância da emissora paulista quanto ao conteúdo produzido pelos cariocas, considerado “escatológico”, em contraste com o conteúdo comunitário e voltado ao local que era produzido pela TV Cubo.
QUANDO ELA CHEGOU AO FIM?
No dia 29 do mesmo mês, em meio às eleições de 1990, a estação transmitiu um programa que parodiava as propagandas eleitorais dos candidatos a deputado do Rio de Janeiro, além de fazer entrevistas com a população a respeito do assunto. Em um trecho da reportagem, a equipe chegou a influenciar os entrevistados a dizerem palavras de apoio a uma falsa candidatura do político iraquiano Saddam Hussein. Esta foi a última transmissão registrada da 3 Antena.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE