Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fez nova proibição
E com isso, duas marcas amadas pelos brasileiros foram denunciadas e comunicado urgente da rede foi emitido. Acontece que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está sempre atenta em prol do consumidor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, a Anvisa declarou uma proibição a duas famosas marcas de pães após elas sofrerem denúncias pelo que estava registrado na embalagem. Acontece que descobriram que o que estava declarado na divulgação dos pães dessas duas marcas não era a realidade encontrada, por isso o órgão regulador exigiu a mudança.
SAIBA MAIS! Anvisa proíbe urgentemente venda de alimento tradicional dos mercados e consumidores querem devolver produto
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo informações divulgadas pelo Diário do Nordeste em agosto de 2023, as marcas Nutrella e a Wickbold foram denunciadas por propaganda enganosa de pães integrais após a recente mudança nos rótulos que pode induzir os consumidores ao engano em suas escolhas alimentares, o que é proibido pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Esse tipo de rótulo, com informações diferentes, é expressamente proibido. Leonardo Pillon, advogado do programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Idec, explicou a situação de denúncia da empresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Aqueles pães que destacavam a alegação de serem 100% integrais, na verdade, possuem uma composição que varia entre 37,9% a 65,9% de ingredientes integrais”, disse em nota.
Essa brecha, de acordo com uma publicação do próprio Idec, aconteceu porque as empresas passaram a declarar a porcentagem verdadeira de ingredientes integrais, após a nova norma da Anvisa, porém, omitindo o restante dos produtos que não possuem essa composição.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O QUE DISSE AS EMPRESAS?
Em nota a Wickbold disse que a farinha 100% integral que aplica nos pães não é a única fonte de minerais e proteínas dos seus produtos, justificando o enunciado das embalagens.
“A nova norma da Anvisa pede que as fabricantes informem todos os ingredientes, não somente ao que se refere a farinha, na hora de calcular sua porcentagem como integrais, informação que foi adicionada imediatamente pela Wickbold em todas as embalagens da empresa”, diz a nota.
Segundo a empresa, “A formulação da linha continua a mesma, mas o nome mudou para ‘100% Nutrição’, pois os pães – que continuam sendo feitos apenas com farinha integral – contam também com diversos grãos que trazem benefícios nutricionais, além de serem fontes de fibras”, concluiu.
No caso da Nutrella, o pão 53% integral é vendido como 100% natural. A empresa alegou que ainda não foi notifica, mas que está disposta a prestar os esclarecimentos necessários.
Vale destacar que os produtos não foram retirados das prateleiras, e sim foram informados pela Anvisa que teriam que adaptar as embalagens as ordens do Código de Defesa do Consumidor.