Anvisa proíbe: 7 marcas de café tiveram lotes de seus produtos retirados das prateleiras do mercado
Uma decisão do governo afetou nada menos que 7 marcas de café muito conhecidas e populares no mercado. Como elas continham substâncias que a Anvisa não permite, o melhor foi recorrer à suspensão.
É importante destacar que a Anvisa é responsável pelo controle de qualidade do que é produzido no Brasil, mas o próprio governo, através de seus ministérios, às vezes podem tomar a frente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E foi o que ocorreu no dia 22 de setembro de 2023, em que o G1 confirmou que o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) determinou o recolhimento de 8 lotes de café torrado e moído no Brasil por detecção de fraude de impurezas.
Na ocorrência, o governo destacou que foram identificadas a presença de cascas e paus nos pacotes acima dos limites permitidos pela legislação e esses corpos estranhos podem representar risco a saúde. O coordenador de Fiscalização da Qualidade Vegetal, Tiago Dokonal, falou ao G1 sobre o ocorrido.
“Esses resíduos do beneficiamento do grão de café foram torrados como se fossem grãos de café legítimos”, disse ele. As marcas barradas na ocasião foram: Fazenda Mineira, Jardim, Lenhador Extra Forte, Lenhador Tradicional, Balaio, Bico de Ouro e Bico de Ouro 100% Puro Robusta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O governo ainda alegou que a mistura em excesso de cascas e paus de café teve o intuito de aumentar o volume dos pacotes, o que não é correto.
PRONUNCIAMENTO DAS EMPRESAS
Não foram encontradas declarações da Fazenda Mineira e Jardim. As responsáveis pelas marcas Bico de Ouro e Bico de Ouro 100% Puro Robusta não se manifestaram publicamente.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Câncer e até morte: Renata Vasconcellos para JN com proibição da Anvisa contra produto n°1 no Brasil
● Envenenamento e risco: Macarrão n°1 é banido dos mercados e alerta é dado às pressas em país
● Anvisa confirma interdição devastadora contra açougue e padaria em SP após 100kg de carne podre e nojeira
Já a Café Balaio, dona das marcas Café Balaio, Café Lenhador Tradicional e Café Lenhador Extra Forte, conversou com o G1 e destacou que atua de acordo com a legislação e que recebeu “com surpresa” as notificações do Ministério da Agricultura.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As donas das marcas citadas podem entrar em contato com a gente e informar suas versões dos fatos. O espaço segue aberto para esclarecimento e posicionamento.
QUAL O CAFÉ MAIS SAUDÁVEL?
O café mais saudável segundo o site Locafé, é o arábica. Entre os benefícios estão ações antioxidantes, preservadas nesse tipo de grão, que previnem o envelhecimento precoce das células e diminuem os riscos do desenvolvimento das células cancerígenas.