Proibidos pela Anvisa: Globo faz anúncio e choca com proibição esses alimentos
A Globo, através do Jornal Bom dia ES, noticiou algo que tem sido prejudicial para a saúde de todos brasileiros, após a Anvisa, analisar amostras de alguns dos principais alimentos consumidos no país.
Na ocasião, foram feitas análises de 1.772 amostras de 13 alimentos, como amendoim, batata, brócolis e café em pó, que identificou algo perigoso nas análises.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A notícia é preocupante, pois de acordo com a reportagem da Globo, um em cada quatro alimentos de origem vegetal tem resíduos de agrotóxicos proibidos ou acima do permitido, conforme apontou a Anvisa.
Os dados foram coletados pelo projeto Para, de 2022, que foi criado para verificar a quantidade de elementos químicos em produtos importantes para a dieta do brasileiro, como alface, arroz, beterraba, cenoura, chuchu, laranja, tomate e uva.
O projeto analisou 1.772 amostras de 13 alimentos de origem vegetal: amendoim, batata, brócolis, café em pó, laranja, feijão, farinha de mandioca, maracujá, morango, pimentão, quiabo, repolho e farinha de trigo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- 41,1% das amostras não tinham resíduos.
- 33,9% das amostras com resíduos dentro do limite permitido.
- 25% das amostras com inconformidade, que pode ser a presença de um agrotóxico não autorizado ou com resíduos acima do limite permitido.
- 0,17%, equivalente a 3 amostras, apresentaram risco agudo.
Segundo a Anvisa, o risco agudo é o risco de danos à saúde pelo consumo de uma grande porção do alimento contendo resíduo de um determinado agrotóxico.
Quais os perigos de se consumir agrotóxico?
Estudos científicos no mundo confirmam que o uso de agrotóxicos pode causar diversas doenças, como leucemias e outros cânceres; alterações neurológicas (como o Mal de Parkinson); lesões no fígado, pele e pulmão; alergias, alterações hormonais, problemas comportamentais e de saúde mental.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Atenção donas de casa: ANVISA acaba de proibir farinha popular e nº1 no Brasil após grave descoberta
● Carne recheada de insetos: Vigilância Sanitária interdita açougue de supermercado n°1 por nojeira em 2024
● Risco de intoxicação: ANVISA baixa proibição contra produto n°1 e indispensável às donas de casa
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE