Globo faz alerta da Anvisa e pega telespectadores de surpresa
Um Jornal da Globo, o Bom dia ES, foi o responsável por noticiar um alerta importante da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É que um estudo do órgão confirmou que um em cada quatro alimentos de origem vegetal no Brasil tem resíduos de agrotóxicos proibidos ou acima do permitido, segundo dados de 2022 do Programa de Avaliação de Resíduos de Agrotóxicos (Para), da Anvisa.
Para quem não sabe, o Para foi criado em 2001 para verificar a quantidade de elementos químicos em produtos importantes para a dieta do brasileiro, como alface, arroz, beterraba, cenoura, chuchu, laranja, tomate e uva.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na ocasião, foram analisadas 1.772 amostras de 13 alimentos de origem vegetal: amendoim, batata, brócolis, café em pó, laranja, feijão, farinha de mandioca, maracujá, morango, pimentão, quiabo, repolho e farinha de trigo.
O resultado evidenciou um risco para a saúde dos consumidores, a saber:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- 41,1% das amostras não tinham resíduos;
- 33,9% das amostras com resíduos dentro do limite permitido.;
- 25% das amostras com inconformidade, que pode ser a presença de um agrotóxico não autorizado ou com resíduos acima do limite permitido, o que pode prejudicar a saúde humana;
- 0,17%, equivalente a 3 amostras, apresentaram risco agudo.
Por que a Anvisa proibiu lotes de fórmula infantil?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) comunicou nesta sexta-feira, 12, que está proibido a importação, venda e uso de seis lotes da fórmula infantil em pó de marca Nutramigen LGG no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O motivo é grave: o risco de contaminação por uma bactéria, a cronobacter sakazakii. do gênero Cronobacter spp, que pode desencadear episódios de meningite e levar até mesmo a morte.
A infecção pode ser fatal principalmente para recém-nascidos, prematuros, bebês com baixo peso e imunossuprimidos.