Provocações e processos: Os momentos que Globo e SBT se atacaram e tornaram o mundo artístico tenso
01/11/2017 às 13h53
Globo e SBT vivem hoje um momento digamos “tranquilo”. Se levarmos em conta a rixa que a emissora carioca tem com a Record, que já promoveu diversos ataques, podemos dizer que o SBT de Silvio Santos é hoje um dos mais próximos da palavra “parceiro” da Globo que podemos citar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, nem sempre essa paz que existe hoje entre Globo e SBT reinou. Pelo contrário, ao longo da história alguns momentos mostraram uma concorrência pra lá de acirrada com direito a muita disputa, provocações, ameaças e processos.
+ Bruna Marquezine curte foto de Neymar com outra, tenta “despistar” e paga mico
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vamos relembrar alguns?
“A CASA DOS ARTISTAS X BIG BROTHER BRASIL”
Em 2000, o SBT lançava aquele que seria o maior sucesso de sua história “A Casa dos Artistas”. Silvio Santos até se interessou em comprar o formato do “BBB” antes da Globo, mas como a negociação não foi para frente, resolveu lançar seu próprio reality show. Sucesso total, com direito a 47 pontos de média em sua final e choro de Silvio Santos nos bastidores, a atração iniciou uma grande guerra entre as duas emissoras. Para se ter uma ideia, a Globo entrou na Justiça do Estado de São Paulo para impedir a exibição do programa, que foi suspenso por dois dias, mas a Justiça deu ganho de causa ao SBT. No entanto, a Globo recorreu. Nas noites de domingo de novembro e dezembro, enquanto era exibida a Casa dos Artistas, o SBT conquistava pela primeira vez o primeiro lugar em audiência naquele horário, enfrentamento com o Fantástico. Com medo de novos processos e acusações de plágio, o SBT desistiu de produzir o programa em 2004. Em março de 2015, o Superior Tribunal de Justiça considerou o programa como plágio do Big Brother e condenou o SBT a pagar uma multa em torno de R$ 18 milhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
FAUSTÃO X GUGU
O maior embate da disputa de audiência aos domingos sempre foi e sempre será entre Gugu e Faustão. Nos anos 90 e começo dos anos 2000, os dois apresentadores disputavam cada décimo com euforia. A cada semana que vencia, o SBT veiculava uma propaganda comemorativa destacando a liderança de Gugu. As disputas duraram anos e quem ficavam, muitas vezes, entre a cruz e a espada eram alguns artistas. Muitos deles, convidados para os dois programas, no mesmo domingo, já tiveram que fazer uma escolha, que com toda certeza acabou desagradando alguém.
PANTANAL X BENEDITO RUY BARBOSA
Em plena crise de audiência, o SBT deu uma de suas maiores cartadas de todos os tempos em 2008. Colocou no ar a novela “Pantanal”, um dos maiores sucessos da TV manchete de 1991. Silvio Santos alegava ter comprado parte do acervo da TV Manchete e por conta disso tinha o direito de reprisar a novela, que em poucas semanas, se isolou na vice-liderança com médias de 15 anos.“Amanhã, depois que terminar a novela da Globo, A Favorita, troque de canal e veja Pantanal”, dizia a chamada veiculada nos intervalos comerciais da emissora. A Globo contestou a reexibição, pois detinha os direitos do texto, adquiridos do autor Benedito Ruy Barbosa. O autor processou o SBT e a disputa se arrastou por muitos anos até que em 2016, a justiça definiu que por não ter tido “consulta prévia ou qualquer tipo de movimentação por parte do SBT para conciliação ou compra dos textos”, a emissora teria que indenizar Benedito Ruy Barbosa em cerca de R$ 100 milhões por danos morais e profissionais.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● CNN Brasil entrevista integrantes do Antifas, público detona e lembra escândalo do Domingo Legal: “Fake”
● Geraldo Luís espanta com relato sobrenatural e vê a morte de perto: “Um braço me pegou”
● Diretor da Globo perde a paciência com fracasso das novelas e conflito é armado: “Fod*-se a audiência”
Claro esses são apenas três episódios de uma guerra pra lá de intensa de muitos anos que vai e volta! De qualquer forma, esperamos que tenha gostado! Deixe seu comentário e relembre mais alguns episódios conosco.
Autor(a):
Aaron Tura
Eu sou Aaron Tura, publicitário e jornalista, formato na universidade nas Faculdades Integradas Rio Branco. Atuo no mercado de TV desde 2010 sendo um grande admirador da área de atuação de TV e Famosos, com experiência em portal de notícias e na TV. Posso ser encontrado por em minha rede social @aarontura no Instagram