Globo e SBT vivem hoje um momento digamos “tranquilo”. Se levarmos em conta a rixa que a emissora carioca tem com a Record, que já promoveu diversos ataques, podemos dizer que o SBT de Silvio Santos é hoje um dos mais próximos da palavra “parceiro” da Globo que podemos citar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, nem sempre essa paz que existe hoje entre Globo e SBT reinou. Pelo contrário, ao longo da história alguns momentos mostraram uma concorrência pra lá de acirrada com direito a muita disputa, provocações, ameaças e processos.
+ Bruna Marquezine curte foto de Neymar com outra, tenta “despistar” e paga mico
Vamos relembrar alguns?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A CASA DOS ARTISTAS X BIG BROTHER BRASIL”
Em 2000, o SBT lançava aquele que seria o maior sucesso de sua história “A Casa dos Artistas”. Silvio Santos até se interessou em comprar o formato do “BBB” antes da Globo, mas como a negociação não foi para frente, resolveu lançar seu próprio reality show. Sucesso total, com direito a 47 pontos de média em sua final e choro de Silvio Santos nos bastidores, a atração iniciou uma grande guerra entre as duas emissoras. Para se ter uma ideia, a Globo entrou na Justiça do Estado de São Paulo para impedir a exibição do programa, que foi suspenso por dois dias, mas a Justiça deu ganho de causa ao SBT. No entanto, a Globo recorreu. Nas noites de domingo de novembro e dezembro, enquanto era exibida a Casa dos Artistas, o SBT conquistava pela primeira vez o primeiro lugar em audiência naquele horário, enfrentamento com o Fantástico. Com medo de novos processos e acusações de plágio, o SBT desistiu de produzir o programa em 2004. Em março de 2015, o Superior Tribunal de Justiça considerou o programa como plágio do Big Brother e condenou o SBT a pagar uma multa em torno de R$ 18 milhões.
FAUSTÃO X GUGU
O maior embate da disputa de audiência aos domingos sempre foi e sempre será entre Gugu e Faustão. Nos anos 90 e começo dos anos 2000, os dois apresentadores disputavam cada décimo com euforia. A cada semana que vencia, o SBT veiculava uma propaganda comemorativa destacando a liderança de Gugu. As disputas duraram anos e quem ficavam, muitas vezes, entre a cruz e a espada eram alguns artistas. Muitos deles, convidados para os dois programas, no mesmo domingo, já tiveram que fazer uma escolha, que com toda certeza acabou desagradando alguém.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● CNN Brasil entrevista integrantes do Antifas, público detona e lembra escândalo do Domingo Legal: “Fake”
● Geraldo Luís espanta com relato sobrenatural e vê a morte de perto: “Um braço me pegou”
● Diretor da Globo perde a paciência com fracasso das novelas e conflito é armado: “Fod*-se a audiência”
PANTANAL X BENEDITO RUY BARBOSA
Em plena crise de audiência, o SBT deu uma de suas maiores cartadas de todos os tempos em 2008. Colocou no ar a novela “Pantanal”, um dos maiores sucessos da TV manchete de 1991. Silvio Santos alegava ter comprado parte do acervo da TV Manchete e por conta disso tinha o direito de reprisar a novela, que em poucas semanas, se isolou na vice-liderança com médias de 15 anos.“Amanhã, depois que terminar a novela da Globo, A Favorita, troque de canal e veja Pantanal”, dizia a chamada veiculada nos intervalos comerciais da emissora. A Globo contestou a reexibição, pois detinha os direitos do texto, adquiridos do autor Benedito Ruy Barbosa. O autor processou o SBT e a disputa se arrastou por muitos anos até que em 2016, a justiça definiu que por não ter tido “consulta prévia ou qualquer tipo de movimentação por parte do SBT para conciliação ou compra dos textos”, a emissora teria que indenizar Benedito Ruy Barbosa em cerca de R$ 100 milhões por danos morais e profissionais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Claro esses são apenas três episódios de uma guerra pra lá de intensa de muitos anos que vai e volta! De qualquer forma, esperamos que tenha gostado! Deixe seu comentário e relembre mais alguns episódios conosco.