Próxima reprise, Belíssima tem várias curiosidades na Globo; descubra todas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bia Falcão em Belíssima (Foto: Reprodução)

A novela Belíssima está de volta na Globo a partir da próxima semana, no lugar de Celebridade, e conta com várias curiosidades que o público nem imaginava na época que foi ao ar, em 2006. Ela foi exibida no horário nobre, substituindo América e antecedendo Páginas da Vida, terminando no período da Copa do Mundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

+ Anitta aparece a cara de Clodovil em capa de revista e deixa todos em choque

Agora, doze anos depois, ela retorna semanas antes do mundial e grande parte do elenco principal segue firme na emissora. Eles participaram de uma coletiva de imprensa na época que a reprise do folhetim foi anunciada, juntamente com o autor Silvio de Abreu, que é o atual diretor de teledramaturgia da Globo.

Coletiva de Belíssima (Foto: Reprodução)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A seguir, você confere todas as curiosidades:

VILÃ QUERIDA

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A vilã Bia Falcão (Fernanda Montenegro) era adorada pelos telespectadores da novela, assim como o mau-caráter Alberto Sabatini (Alexandre Borges). Quando o público tomou conhecimento de que Bia morreria por volta do capítulo 70, houveram inúmeras manifestações para que o autor não a tirasse da história.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Final de Bia Falcão (Foto: Reprodução)

Posteriormente, quando a vilã voltou à cena, a expectativa também foi enorme: os fãs ficaram satisfeitos por poderem acompanhar a trama de Bia até o último capítulo da novela. Tanto é que ela terminou com um final feliz, de uma maneira que ninguém esperava.

FINAL MISTERIOSO

Grande sucesso de público, crítica e audiência, Belíssima manteve o suspense até o capítulo final. Para despistar a imprensa, Silvio de Abreu chegou a divulgar o último capítulo com desfechos alterados.

Gloria Pires contou que, para manter o suspense sobre o desfecho da trama, ela e Tony Ramos só receberam o texto do último capítulo da novela no avião, quando embarcaram para gravar as cenas finais na Grécia.

Segundo a atriz, ela só teve acesso às cenas em que sua personagem Júlia participava, assim como Tony Ramos e todo o elenco.

E Cláudia Abreu revelou que só veio a saber que sua personagem era a filha de Bia Falcão na última semana da novela – tudo para manter o clima de suspense e mistério.

OUTROS ATORES

A ideia inicial de Silvio de Abreu era ter Sônia Braga, Gloria Pires e Edson Celulari nos papéis de Bia Falcão, Júlia e André. Sônia seria mãe de Gloria, uma brincadeira com a novela Dancin’ Days (1978), de Gilberto Braga, na qual as duas viveram mãe e filha.

Mas como Sônia não pôde aceitar o papel, o autor mudou o perfil dos personagens. E Marcello Antony foi escalado para fazer André.

INÍCIO DA PARCERIA

Belíssima foi o primeiro trabalho de Gloria Pires e Tony Ramos juntos na TV. Os dois já estavam escalados para a novela quando filmaram Se Eu Fosse Você (2005), de Daniel Filho.

JULIA DEIXADA DE LADO

Silvio de Abreu teve de driblar alguns imprevistos durante a novela. Na fase em que Bia Falcão (Fernanda Montenegro) é dada como morta, Vitória (Cláudia Abreu) leva uma facada na prisão e fica à beira da morte, e a história ficaria concentrada em Júlia.

Gloria Pires foi Julia (Foto: Reprodução)

Mas Gloria Pires, intérprete da personagem, foi obrigada a se ausentar das gravações por conta de uma hepatite. A solução foi fazer Júlia ser internada por André devido a um colapso nervoso, em uma clínica ignorada pelos demais personagens da trama.

HOMENAGEM

Silvio de Abreu homenageou os áureos tempos do teatro de revista dos anos 1950 através de um espetáculo exibido no último capítulo da novela.

O show, comandado pelas personagens Guida Guevara (Íris Bruzzi) e Mary Montilla (Carmem Verônica), contou com a participação das ex-vedetes Virgínia Lane, Dorinha Duval, Marly Marley, Esther Tarsitano, Anilza Leoni, Eloina, Elizabeth Gasper, Rosinda Rosa, Brigitte Blair, Lya Mara, Lílian Fernandes, Teresa Costelo, Vitória Régia, Maria Quitéria, Maria Pompeu e Lady Hilda.

O espetáculo tinha roteiro de Gigi (Pedro Paulo Rangel) e direção de Carlos Manga, que participou da novela desempenhando o papel dele mesmo.

PERSONAGENS REPETIDOS

A atriz Íris Bruzzi já havia interpretado uma vedete na novela Jogo da Vida, de Silvio de Abreu, apresentada em 1982.

Jamanta (Cacá Carvalho), personagem criado por Silvio de Abreu para a novela Torre de Babel, voltou à cena em Belíssima como o ajudante do mecânico Pascoal (Reynaldo Gianecchini).

No último capítulo da trama, quando ele está prestes a se casar com Regina da Glória (Lívia Falcão), Chaveirinho (Eliane Costa), sua namorada em Torre de Babel, aparece com cinco filhos no colo e impede o casamento.

ÚLTIMA NOVELA

Belíssima foi a última novela do ator Gianfrancesco Guarnieri, que faleceu em 21 de julho de 2006. Ele interpretava Pepe, amigo de Murat (Lima Duarte).

INÍCIO DA CARREIRA

Marina Ruy Barbosa em Belíssima (Foto: Reprodução)

A novela marcou o início da carreira de Marina Ruy Barbosa, ainda criança.

MARCA REAL

No período em que a novela permaneceu no ar, a Globo Marcas, em parceria com a Valisère, lançou uma linha de lingeries com o nome “Belíssima”.

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL

Adriana Esteves e Fábio Assunção foram os pais da personagem de Gloria Pires em flashbacks.

ABERTURA

Gisele Bündchen foi convidada para ser a modelo da abertura, mas foi substituída pela top model Michelle Alves.

Com as informações do Memória Globo.

Autor(a):

Twitter: @luccasmeddeiros Contato: lucasmedeirospaiva@gmail.com

Sair da versão mobile