Publicidade nos esportes.

18/08/2011 às 9h44

Por: Roberto Sabbatino

Já ouvimos muito falar em publicidade, propaganda, marketing, intervalo comercial, até “tá na hora do reclame”. (essa é antiga)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A publicidade buscava todos os níveis sociais, porém não era fácil, pois havia muitos programas na tv em diferentes horários e para classes sociais também diferentes. Foi aí que surgiu a grande idéia de investir nos esportes, principalmente no nosso futebol.

Esse esporte atinge todas as classes sociais e está em praticamente todos os lares. As empresas passaram a focar o futebol como uma opção quase que definitiva devido ao enorme retorno financeiro. A marca estampada na camisa do clube, placas eletrônicas ou pintadas nos estádios são exemplos desse investimento.
É claro que a empresa também corre um risco com esse tipo de propaganda, pois o clube pode ir mal na competição ou o “garoto propaganda” pode acabar se envolvendo em assuntos polêmicos e isso acaba por afetar a marca. Porém, vale muito a pena correr esse risco e a maioria das empresas pensam assim.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Imaginem o valor em propagandas que será investido no Brasil com a copa de 2014, principalmente com a construção de estádios onde as empresas estão de olho no tal do “naming rights”. Colocar o nome da empresa no estádio é altamente lucrativo, pois estará na mídia o tempo todo. Os estádios do Palmeiras e Corinthians já estão em fase de negociação com as multinacionais e o faturamento é certo.
Outros esportes como vôlei, tênis, motocross, também lucram muito com a publicidade, isso sem falar da fórmula 1 onde o investimento é altíssimo.

Em 2010, a Rede Globo faturou mais de R$ 600 milhões com as cotas vendidas para empresas como Vivo, Casas Bahia, Volkswagen, Ambev e Itaú somente para transmissão do futebol aos domingos e quartas.
Por isso sempre haverá concorrência entre nossas tvs para transmissão dos esportes. A Record entrou nessa briga e com os jogos de Londres também deverá ter um faturamento bem recheado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Texto: Roberto Sabbatino

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

audiência
Esporte
Futebol
Roberto Sabbatino
Televisão
tvfoco

Roberto Sabbatino é cinegrafista da produtora RA Filmes estabelecida na cidade de Jaú/SP. Escreve sobre TV desde 2008. As opiniões do colunista apresentadas neste site, obrigatoriamente não expressam as do Tv Foco, sendo de inteira responsabilidade do escritor.Twitter: @tvfococolunista

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.