Nos últimos quatro anos, cerca de 30 milhões de brasileiros passaram a ter acesso a canais pagos, segundo a Anatel. Como consequência, a audiência da Copa na TV paga triplicou neste ano em relação ao mundial da África do Sul, em 2010.Segundo dados do Ibope, o primeiro jogo do Brasil na Copa foi visto por 7,337 milhões de assinantes de TV por assinatura em nove metrópoles brasileiras. Em 2010, a estreia da seleção foi prestigiada por 2,4 milhões de telespectadores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desses 7,3 milhões de clientes de operadoras de TV a cabo e satélite, no entanto, a grande maioria, 87%, ou 6,4 milhões, assistiram a partida Brasil e Croácia na Globo ou na Band. Isso aponta que o brasileiro aumentou seu poder aquisitivo e passou a pagar para ver TV por assinatura, mas ainda é fiel à TV aberta. A Globo moldou o gosto televisivo nacional de tal forma que a aumento da renda e a tecnologia não são capazes de abalar sua liderança, por mais que os números não sejam mais, digamos, tão altos.
Nesta Copa, entre os clientes de TV paga, a televisão aberta está vencendo os canais esportivos de goleada. Para cada telespectador de Sportv, ESPN, Fox Sports e BandSports, há sete da Globo ou da Band.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE