Jornal Nacional e Jornal da Globo ficaram em evidência no período eleitoral
Estamos em um período importante relacionado as eleições 2018, na televisão, internet, ou em vias públicas, os políticos estão fazendo sua campanha a todo o vapor para serem eleitos pelo povo brasileiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando se trata de tevê, os maiores canais brasileiros abrem espaço em sua programação para entrevistar os candidatos. Algo que vem ganhando grande repercussão na internet são as entrevistas exibidas pela Globo em seus principais telejornais, como o Jornal Nacional e o Jornal da Globo, além de jornais locais das capitais brasileiras. William Bonner e Renata Vasconcellos, âncoras do JN, um dos mais antigos da TV, veem sendo criticados por grande parcela do público quanto as suas formas de conduzirem as entrevistas com Jair Bolsonaro, Fernando Haddad, Geraldo Alckmin, Ciro Gomes e Marina Silva. Geralmente, os telespectadores utilizaram as redes sociais para reclamar das interrupções durante os 20 minutos estipulados de entrevistas.
+ Telespectador perde a compostura ao protestar no SPTV e atrapalha repórter da Globo
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um dos focos dessa abordagem, um tanto polêmica, foi perguntar sobre assuntos “indigestos”, como casos de corrupções, promessas, entre outros. Na grande maioria das vezes, o público via uma disputa pela fala e geralmente os candidatos ficavam irritados e assim “extrapolavam”.
+ Segundo Sol: Farsante que fingirá ser filha de Beto e Luzia tentará seduzir o “pai”
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao que parece, tendo como exemplo o SPTV, telejornal local da cidade de São Paulo, sob o comando do jornalista Cesar Tralli, a Globo adotou essa postura para obter mais audiência e repercussão. Nas entrevistas com Márcio França e João Dória, Tralli cutucou as feridas assim como foi no Jornal Nacional.
+ Kayky Brito é flagrado com ator da Globo e detalhe deixa todos em choque
O que foi diferente da postura abordada por Renata Lo Prete com o Jornal da Globo, que os primeiros minutos de entrevista foram focados nas propostas dos candidatos a presidência do Brasil. É claro que contradições podem acontecer e interrupções parecem ser inevitáveis. Mas, a maioria dos telespectadores, gostaram mais das entrevistas do Jornal da Globo do que do Jornal Nacional. Confira algumas reações do público:
A entrevista da @renataloprete com o Ciro, cujo horário só permitiu que eu terminasse de ver nesta manhã, é uma aula de jornalismo, consistência, ponderação e rigor. E respeito ao telespectador, ao eleitor e ao entrevistado. Orgulho de ser eterna aprendiz da maior de todas
— Vera Magalhães (@veramagalhaes) 18 de setembro de 2018
Que postura da @renataloprete na entrevista com o Ciro. O candidato veio preparado e ela, como entrevistadora, veio muito munida de dados e soube se impor. Muito bom de ver. Boa entrevista.
— Gustavo Zupak (@gustavozupak) 18 de setembro de 2018
Bela entrevista da Renata Lo Prete com o @cirogomes. Houve interrupções, mas no ponto certo, apesar de ele ter reclamado uma vez, já escolado pela entrevista do JN. A conclusão é que até nas organizações dá pra ser incisivo sem ser grosseiro. Podia ter sido em horário nobre.
— Ruben Berta (@ruben_berta) 18 de setembro de 2018
A entrevista do #JornalDaGlobo, por mais interruptiva que seja, consegue ser muito melhor que a do JN. Pelo menos a Renata Lo Prete discute propostas, não fica só no tom acusatório e irônico do Bonner#Ciro12
— Gustavo ?? #Ciro12 (@gusthpa) 18 de setembro de 2018
Muito boa a entrevista conduzida pela @renataloprete, deveria ter passado no horário nobre da Globo, não aquela sequência de barracos sem fundamento que foi o Jornal Nacional conduzida pelo Bonner. Convenhamos que Lo Prete brilhou
— George Marques ?? (@GeorgMarques) 18 de setembro de 2018
Excelente a condução da @renataloprete na entrevista com o Ciro Gomes. Soube ser contundente sem ser grosseira. Deu o tom mas sem querer brilhar mais que o entrevistado. É assim que deve ser, não aquela coisa alucinada do Bonner.
— Helder Floret (@hfloret) 18 de setembro de 2018
Renata Lo Prete, âncora do Jornal da Globo, está dando um banho no Bonner e na outra Renata, dando oportunidade aos presidenciáveis de falar sobre planos de governo. No JN foi mais inquisição do que qualquer outra coisa.
— Oliveira Andrade (@ZorroOA) 19 de setembro de 2018
William Bonner é extremamente ridículo. A sabatina foi baseada em falar do PT. O Bonner não foi profissional o suficiente pra deixar o ódio pelo partido de lado e focar no Haddad. Ele se alterou em vários momentos. Felizmente o Haddad pegou o otário no pulo. #HaddadÉLulaNoJN
— R. (@dolfoda) 15 de setembro de 2018
Renata Vasconcellos e William Bonner ficam tão nervosos com a segurança de Haddad que usam a técnica de interrompe-lo todo o tempo na ilusão que conseguirão abalar sua segurança e confundir seu raciocínio. Ledo engano! Haddad sabe o que diz. #HaddadÉLulaNoJN
— Luiz Eduardo Oliva. (@olivaluiz) 15 de setembro de 2018
William Bonner não é jornalista; é um capacho da famiglia Marinho. Sua função não é entrevistar e propiciar maior informação aos telespectadores. Sua missão é defender os interesses políticos e mercenários da TV Globo. Tem gente que acha que é Deus. Bonner tem certeza
— Blog do Miro (@BlogdoMiro) 15 de setembro de 2018