Bebida famosa e presente em diversos tipos de refeição, tem proibição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária por apresentar contaminação e risco a saúde do consumidor; confira agora
A Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária), é um dos órgãos regulamentadores que visa proteger o consumidor de perigos voltados a possíveis produtos contaminados ou estabelecimentos com higienização inadequada. Dito isso, dessa vez, a agência precisou agir às pressas com proibição de leite nº1 do Brasil.
Vale lembrar que, o leite, é um dos alimentos mais procurado pelos consumidores, visto que nele, está presente diversas vitaminas e proteínas que auxiliam no bem estar e no metabolismo do corpo humano. Além disso, é um produto utilizado em diversas refeições, como bolos, queijos, massas no geral e vários outros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Devido seu alto consumo e presença em diversos pratos, a Anvisa se preocupou em fiscalizar como a produção do leite estava chegando até o consumidor. Isso porque, a bebida quando contaminada, pode causar uma série de danos a saúde, afetando diretamente os pulmões.
Através de um vídeo publicado no portal ‘G1’, no dia 20 de maio, o Decreto-Lei n° 923/69, cujo qual proíbe a comercialização de leite cru no Brasil, tendo em visto que é o número um produzindo em território nacional, antes mesmo da chegada do processo industrial.
O Mapa, sob supervisão da Anvisa, destaca os perigos para a saúde associados ao consumo de leite não pasteurizado, diretamente retirado do animal e entregue ao consumidor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No site oficial do Governo Federal, é alertado que a ingestão de leite cru de um animal não saudável, sem passar pelo processo de pasteurização e, portanto, exposto a uma variedade de bactérias, pode resultar em sérios danos à saúde da população.
Entre as doenças que podem ser transmitidas pelo consumo de leite cru estão:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- tuberculose;
- brucelose;
- listeriose;
- salmonelose;
- yersiniose;
- campilobacteriose;
- infecção por Escherichia coli, entre outras.
Por essa razão, as fazendas mais modernas conectam ordenhadeiras diretamente a tubulações, a fim de evitar qualquer possibilidade de contaminação do leite. Além disso, a bebida é testada antes do início da coleta para garantir que tanto o leite quanto a vaca estejam em boas condições.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual o papel da Anvisa?
A Anvisa desempenha um papel fundamental no Brasil quando se trata de garantir a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços relacionados à saúde que existem no nosso dia a dia.
Ela é responsável por estabelecer normas e regulamentos que assegurem que os alimentos, medicamentos, produtos médicos, cosméticos e vários outros produtos e serviços estejam conforme os padrões de qualidade e segurança.