PROIBIÇÃO!

Pulmões parando e bactéria fatal: Globo confirma proibição da ANVISA contra leite nº1 do Brasil em 2024

20/06/2024 às 9h45

Por: Taís Araújo
Imagem PreCarregada
Globo confirma proibição da ANVISA contra leite nº1 do Brasil em 2024 - Foto: Internet

A Globo confirmou a proibição envolvendo o leite nº1 do Brasil e surpreendeu a todos

Vinculada ao Ministério da Saúde, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é um órgão que prioriza a segurança e a saúde da população no que refere-se produtos e ambientes que possam pôr em risco a vida humana. Dessa vez, falaremos de um leite nº 1 do Brasil que teve a venda banida pela autarquia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É importante dizer que, o leite é um alimento muito nutritivo e amplamente consumido pela população brasileira. Aliás, ele é muito versátil e o favorito das donas de casa no preparo de diversas receitas. Além disso, é rico em cálcio, proteínas, vitaminas e muito mais.

Todavia, a bebida ao qual trataremos nessa matéria não é tão saudável assim, podendo causar uma série de danos a saúde, como pulmões parando pela contaminação por tuberculose e salmonella.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leite natural da vaca - (Foto: Reprodução / Internet)
Leite natural da vaca – (Foto: Reprodução / Internet)

Por meio de um vídeo publicado no canal do YouTube do ‘G1’ no último dia (20) de maio, o portal de notícias da Globo trouxe à tona o Decreto-Lei n° 923/69, o qual proíbe a venda de leite cru no Brasil.

Vale dizer que, o leite em questão é o n° 1 de milhões de brasileiros, aquele que é produzido e vendido antes que todo o processo industrial chegasse no território.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque, o Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), sob comando da Anvisa, destaca os riscos à saúde pelo fato de consumir o produto ordenhado a mão e indo direto para o consumidor, podendo gerar prisão de ventre, indigestão, refluxo e até transmitir doenças crônicas, como tuberculose e brucelose.

O leite deve ser ordenhado da maneira correta e passar pelo processo de pasteurização (Foto: Reprodução/ Internet)
O leite deve ser ordenhado da maneira correta e passar pelo processo de pasteurização (Foto: Reprodução/ Internet)

Conforme a Lei Nº 923, de (10) de outubro de 1969, fica proibido a venda do produto de forma que venha diretamente do animal, sem o procedimento necessário que evite riscos à saúde.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a mesma fonte, o leite industrializado é o mais recomendado para se consumir, mas, vindo diretamente da vaca, quando consumido cru, é preciso ser fervido para deixá-lo o mais seguro possível.

Dentre as doenças que podem ser transmitidas pelo consumo de leite cru, algumas das principais são: tuberculose; brucelose; listeriose; salmonelose; yersiniose; campilobacteriose; infecção por Escherichia coli, entre outras.

Leite nº 1 do Brasil tem a venda banida pela ANVISA - (Foto: Reprodução / Internet)
bebiba nº 1 do Brasil tem a venda banida pela ANVISA – (Foto: Reprodução / Internet)

É importante dizer que, até o momento desta publicação, não há maiores informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) a respeito do assunto, portanto, a lei sobre a proibição da comercialização do leite cru segue em vigor há 5 décadas, afim de proteger o consumidor sobre qualquer risco que esteja relacionado ao consumo da bebida.

O que a Anvisa fiscaliza?

Entre as ações de fiscalização, estão a apreensão, o recolhimento, a proibição e a suspensão de armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e/ou uso do produto ou serviço.

Anvisa
Marca de leite Anvisa

Autor(a):

Me chamo Taís Araújo. Sou estudante de Engenharia Produção Civil (IFCE). Passei a integrar a equipe do TV Foco em 2023, mas sempre tive uma paixão especial pelos bastidores da TV e notícias das celebridades. Estou sempre antenada nas redes sociais. Escrevo atualmente no site sobre os mais diferentes assuntos, como futebol, famosos e curiosidades no geral. Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.