Quando as pesquisas de audiência não tem importância

07/12/2015 às 15h54

Por: TV Foco News
Imagem PreCarregada
Emisoras_logo

( Foto: divulgação )

Muito se fala que a pesquisa de audiência manda nas TVs. A princípio manda sim, mas até a página 3. Existe uma grande quantidade de programas que são importantes pras emissoras e não tem audiência  boa sempre e outros nem às vezes tem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vamos ao primeiro exemplo que é Xuxa e Ratinho. Tanto faz quanto tanto fez de verdade quem está na frente. Ratinho tem um programa estável e de bom faturamento comercial que dá lucro pra ele e à emissora. Xuxa tem uma boa renda comercial de seu programa. Se perder todos os dias pra Ratinho, em nada vai mudar o comercial de seu programa. Seus anunciantes são dela e mesmo que ela tenha menos audiência que Ratinho todas as semanas, seus anunciantes vendem bem através de seu programa.

Outros casos são de Sônia Abraão, Cátia Fonseca e Christina Rocha. Tanto faz quem tem mais telespectadores. Os anunciantes continuam a anunciar na Sônia, na Cátia e na Christina porque cada uma sedimentou seu mercado e os anunciantes estão satisfeitos com as vendas e vão continuar a anunciar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vamos ao caso da RedeTV!, onde temos três programas que a audiência não é boa, mas as vendas são excelentes. O programa da manhã, “Melhor Pra Você”, tem audiência, em termos absolutos, baixíssima, mas atinge o mercado de anunciantes que vende bem quando anuncia ali. O mesmo acontece com o João Kleber, que no passado estava acostumado com grandes audiências e hoje tem que se contentar com pouquíssimo, mas tem um nicho de mercado que faz com que os anunciantes se sintam satisfeitos com as vendas. E de madrugada temos na RedeTV! o Amaury Jr, que mesmo não tendo a mesma audiência que já teve no passado em outra emissora, ele tem um público consumidor de qualidade e isto faz com que seus anunciantes se sintam felizes em anunciar ali e vender bem.

Na mesma linha eu posso citar outras pessoas, Otávio Mesquita e Raul Gil, que nao tem liderança, mas tem bons anunciantes que sabem que vendem bem se anunciarem ali. Esta é uma explicação que eu estava devendo aos meus leitores sobre a relação de audiência com anunciantes e programas de TV.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando se comenta sobre um determinado programa que não dá audiência esperada, não é pra se jogar o programa fora, mas apenas porque o programa poderia ser bem melhor e ser um bom entretenimento, mas nada a ver com o lado comercial de cada um pois se estão no ar, podem ter certeza que estão dando lucro e bom.

james akel opinião

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

TV Foco News traz para você as últimas notícias do mundo da tv.Siga também: @tvfococolunistaAs opiniões dos colunistas apresentadas aqui, obrigatoriamente não expressam as do Tv Foco, sendo de inteira responsabilidade do escritor.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.