Quando as pesquisas de audiência não tem importância
07/12/2015 às 15h54
Muito se fala que a pesquisa de audiência manda nas TVs. A princípio manda sim, mas até a página 3. Existe uma grande quantidade de programas que são importantes pras emissoras e não tem audiência boa sempre e outros nem às vezes tem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vamos ao primeiro exemplo que é Xuxa e Ratinho. Tanto faz quanto tanto fez de verdade quem está na frente. Ratinho tem um programa estável e de bom faturamento comercial que dá lucro pra ele e à emissora. Xuxa tem uma boa renda comercial de seu programa. Se perder todos os dias pra Ratinho, em nada vai mudar o comercial de seu programa. Seus anunciantes são dela e mesmo que ela tenha menos audiência que Ratinho todas as semanas, seus anunciantes vendem bem através de seu programa.
Outros casos são de Sônia Abraão, Cátia Fonseca e Christina Rocha. Tanto faz quem tem mais telespectadores. Os anunciantes continuam a anunciar na Sônia, na Cátia e na Christina porque cada uma sedimentou seu mercado e os anunciantes estão satisfeitos com as vendas e vão continuar a anunciar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vamos ao caso da RedeTV!, onde temos três programas que a audiência não é boa, mas as vendas são excelentes. O programa da manhã, “Melhor Pra Você”, tem audiência, em termos absolutos, baixíssima, mas atinge o mercado de anunciantes que vende bem quando anuncia ali. O mesmo acontece com o João Kleber, que no passado estava acostumado com grandes audiências e hoje tem que se contentar com pouquíssimo, mas tem um nicho de mercado que faz com que os anunciantes se sintam satisfeitos com as vendas. E de madrugada temos na RedeTV! o Amaury Jr, que mesmo não tendo a mesma audiência que já teve no passado em outra emissora, ele tem um público consumidor de qualidade e isto faz com que seus anunciantes se sintam felizes em anunciar ali e vender bem.
Na mesma linha eu posso citar outras pessoas, Otávio Mesquita e Raul Gil, que nao tem liderança, mas tem bons anunciantes que sabem que vendem bem se anunciarem ali. Esta é uma explicação que eu estava devendo aos meus leitores sobre a relação de audiência com anunciantes e programas de TV.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando se comenta sobre um determinado programa que não dá audiência esperada, não é pra se jogar o programa fora, mas apenas porque o programa poderia ser bem melhor e ser um bom entretenimento, mas nada a ver com o lado comercial de cada um pois se estão no ar, podem ter certeza que estão dando lucro e bom.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Irreconhecível, mais velho e fora do país: Pablo, do Qual é a Música, vive nesta situação hoje
● Lembra dela? Atriz mirim de Alma Gêmea está irreconhecível, vivendo longe dos holofotes e com profissão comum
● Eterno Cirilo de Carrossel dá basta, assume sobre sexualidade e confessa “Eu sou”
Autor(a):
TV Foco News
TV Foco News traz para você as últimas notícias do mundo da tv.Siga também: @tvfococolunistaAs opiniões dos colunistas apresentadas aqui, obrigatoriamente não expressam as do Tv Foco, sendo de inteira responsabilidade do escritor.