Os trabalhadores de carteira assinada estão cheios de expectativas em relação ao pagamento do 13° salário. Aliás, confira as datas e quanto você vai receber
O 13º salário é um benefício pago a trabalhadores com carteira assinada. Ele é um salário extra calculado mediante os meses trabalhados ao longo do ano.
Aliás, muitos trabalhadores ainda não receberam o benefício, entretanto, o Governo Federal já confirmou as datas limites para a disponibilização das duas parcelas na conta dos funcionários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a equipe de especialistas do TV Foco, as datas exatas podem variar de acordo com a empresa, mas a lei determina um prazo limite para o depósito de cada parcela.
Assim, segundo o portal FDR, a primeira parcela deve ser disponibilizada para os funcionários até 30 de novembro. Já a segunda parcela pode ser depositada até 20 de dezembro.
13° salário na conta
- A expectativa é grande em relação ao 13° salário;
- Aliás, o pagamento deve cair em breve na conta;
- Inclusive, divulgamos as datas;
- Além disso, ensinamos você a descobrir quanto vai receber.
Pode receber o 13° salário os trabalhadores com contrato formal de trabalho, da iniciativa privada ou do setor público. Aposentados e pensionistas do INSS também recebem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Agora, trabalhadores temporários, estagiários e autônomos não têm direito. Para ter direito, o trabalhador CLT precisa ter vínculo com a empresa por pelo menos 15 dias.
Colaboradores que encerraram o contrato antes de dezembro, exceto por justa causa, também têm direito ao 13º salário proporcional ao tempo trabalhado, pago junto com a rescisão.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Trabalhadores pulando de alegria: Redução histórica na jornada de trabalho é armada a CLTs para 2025
● Adeus 13º salário, FGTS e aviso prévio: Lei trabalhista traz 1 única atitude para fim dos 3 benefícios a CLTs
● Adeus, 100% do salário: Lei trabalhista confirma o que está reduzindo pagamento dos trabalhadores no Brasil
Considerações finais
O Governo Federal bateu o martelo e já decretou os prazos para o pagamento do 13° salário. A primeira parcela deve ser disponibilizada para os funcionários até 30 de novembro e a segunda parcela pode ser depositada até 20 de dezembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como calcular o valor do 13º salário?
Os funcionários que trabalharam os 12 meses do ano recebem o décimo terceiro salário completo. Quem acabou sendo contratado ao longo do ano tem direito a um valor proporcional ao período trabalhado.
- O trabalhador deve dividir o salário bruto por 12;
- E multiplicar o resultado pelo número de meses trabalhados.
Como funcionam os descontos da segunda parcela do 13º salário?
Na primeira parcela, não há descontos, portanto, o trabalhador recebe 50% do seu salário atual. Na segunda parcela da gratificação, no entanto, acontece a aplicação descontos de imposto de renda e INSS.
Confira também mais matérias para os CLTs clicando aqui.