O couvert não pode inviabilizar o prato principal
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dona Xepa merece muito mais do que o terceiro lugar, além do segundo, poderia chegar aos dois dígitos e não estaríamos exagerando na consideração com a bela novela. A escolha da Record foi acertada, algo bem povo, próprio para um roteiro ágil, cheio de oportunidades para o humor, completamente ligado ao cotidiano do brasileiro. Todo o cenário está sincronizado com a batalha daqueles que querem filhos educados, saúde à mão e um bom macarrão nos domingos.
Todo o restante também apetece às outras classes sociais, a parte técnica se iguala às novelas da experiente Globo, a seleção de atores, muitos vindos desta, jogam na tela seus personagens com muito brilhantismo e o fato da história já ter encantado milhões de brasileiros há anos, poderia fazer desta a Carrossel dos adultos, onde a nova versão atrai, por curiosidade, parte dos telespectadores da outra exibição. Vale dar uma refrescada do nosso dia corrido vendo algo leve, bem produzido e tecnicamente completo, porém a vimos amargar o terceiro lugar em alguns momentos.
Como vimos pelos argumentos acima, todo o cuidado foi tomado pela rede quando em se tratando da novela, mas faltou algo muito importante, aprendido à muito custo pelo SBT: a continuidade da grade. Me diga, leitor, qual a ligação entre o telespectador de CSI com o de uma novela estilo Xepa? Praticamente nenhuma. Outro ponto importante, o seriado tem alcançado baixos índices de audiência pois passou anos sendo apresentado diariamente na Record e por que todas suas versões infestam a tv paga, espantando o público deste tipo de programa da TV aberta para a fechada. Estes dois elementos, públicos diferentes e seriado batido matam o horário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qualquer opção pode ser colocada antes, desde que o couvert não inviabilize o prato principal. Há algum tempo o canal apresentava um show de humor, este pode; também reapresentar novela é outra opção. Qualquer coisa, menos CSI, Dr. House e afins. Eles afastam a turma de Xepa. Paciência, se o SBT aprendeu isso, aliás, algo tão simples, um dia a Record também aprenderá. Claro, se houver tempo, felizmente ainda tem alguém lá para apagar as luzes e fechar as portas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Converse com o colunista: cleomartvfoco@gmail.com