EMPREGO

Trabalhei 6 meses tenho direito a quantas parcelas do seguro-desemprego?

Seguro-desemprego a partir de seis meses de trabalho (Foto: Agência Brasil/Freepik)

Seguro-desemprego a partir de seis meses de trabalho (Foto: Agência Brasil/Freepik)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O seguro-desemprego é um direito a todos os trabalhadores formais que foram demitidos sem justa causa. O benefício atende a profissionais registrados no modelo CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e evita que famílias passem por situações de vulnerabilidade. Uma das principais dúvidas sobre o benefício é: trabalhei 6 meses, tenho direito a quantas parcelas do seguro-desemprego?

O que é seguro-desemprego?

De acordo com o portal do Governo Federal, o Seguro-Desemprego é um benefício que tem a finalidade de prover assistência financeira temporária ao trabalhador dispensado involuntariamente. O benefício é integrante da seguridade social, garantido pelo art.7º dos Direitos Sociais da Constituição Federal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Seguro desemprego: o que diz a lei

O artigo 7º dos Direitos Sociais da Constituição Federal está relacionado aos direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social.

De acordo com o portal do STF (Supremo Tribunal Federal), são 34 pontos que garantem os direitos aos colaboradores que trabalham em regime CLT e que não tenham sido demitidos por justa causa. O seguro-desemprego, em caso de desemprego involuntário, é o segundo ponto do artigo. A redação é de 2015.

O artigo define as seguintes garantias aos trabalhadores:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trabalhadores possuem várias garantias (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Quem trabalha 6 meses recebe seguro-desemprego?

Sim. O trabalhador formal tem direito a parcelas do seguro-desemprego a partir do 6º mês de trabalho.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para que o benefício seja solicitado, é necessário que o período trabalhado seja de, no mínimo, 6 meses. Desta forma, o segurado terá direito a 3 parcelas do seguro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Também estão aptos a receber o benefício os trabalhadores que já tenham trabalhado 01 ano de carteira assinada, ou seja, contribuído por 12 meses em outro emprego ou no mesmo emprego, mas que tenham solicitado o primeiro seguro-desemprego.

Trabalhei 6 meses tenho direito a quantas parcelas do seguro-desemprego?

O trabalhador demitido com 6 meses de trabalho tem direito a três parcelas do seguro-desemprego.

Como é feito o cálculo do seguro-desemprego?

O Governo Federal realiza uma apuração da média dos salários recebidos pelo trabalhador nos três meses anteriores à demissão. Depois, é aplicado um redutor, seguindo a tabela vigente para o ano. A tabela define, por exemplo, quantas parcelas de seguro para quem trabalhou 6 meses.

Se você passou por uma demissão, com o direito de solicitar o seguro-desemprego, é necessário se atentar aos prazos. A solicitação do benefício é de até 120 dias após a homologação da demissão.

Além disso, o número de parcelas do seguro-desemprego que o trabalhador tem acesso varia com o número de solicitações que ele realizou e a quantidade de meses trabalhados nos últimos três anos anteriores à data de dispensa.

Fila para solicitar seguro-desemprego (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Qual o valor do seguro-desemprego em 2023?

Em 1º de maio de 2023, houve um reajuste no valor do benefício, passando de R$ 1.302 para R$ 1.320, graças ao novo salário-mínimo. A mudança também alterou os valores e a tabela do seguro-desemprego.

Como solicitar o seguro-desemprego pela internet?

Como solicitar seguro desemprego pelo aplicativo?

Acompanhe as principais notícias da atualidade!

Conclusão

Existem várias garantias aos trabalhadores, mas o seguro-desemprego é uma das mais importantes. Fique atento às datas para solicitar o benefício e use o site Portal Emprega Brasil ao seu favor.

Dá para solicitar seguro-desemprego no aplicativo da carteira digital de trabalho (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é paulo.vitto@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile