GRAVE!
Queijo muçarela com bactéria sorrateira proibido e ordem em manteiga: 2 decretos da ANVISA contra laticínios
04/06/2024 às 17h00
Visando proteger a saúde da população, Anvisa determina 2 importantes decretos que afeta alguns laticínios
A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) emitiu dois decretos impactantes que afetam diretamente a indústria de laticínios no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O primeiro decreto afetou lotes específico de uma marca de queijo muçarela, após a detecção de uma bactéria potencialmente perigosa para a saúde dos consumidores.
O segundo decreto impõe novas regulamentações rigorosas sobre a produção de manteiga, visando garantir a segurança e a qualidade do produto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essas medidas refletem o compromisso da ANVISA em proteger a saúde pública e assegurar que os produtos lácteos disponíveis no mercado atendam aos padrões sanitários exigidos.
Em abril de 2018, a Anvisa proibiu a venda de três lotes de queijo muçarela da marca Laticínios Santa Tereza Eirel, devido à presença da bactéria Listeria monocytogenes. A contaminação foi detectada pela própria empresa, que notificou a Anvisa sobre o problema.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os lotes proibidos foram
- Queijo muçarela fatiado:
- Lote 065/8 (fabricado em 08/03/2018)
- Lote 066/8 (fabricado em 09/03/2018)
- Queijo muçarela peça:
- Lote 053/5 (fabricado em 22/02/2018)
De acordo com o site Mulher, a proibição foi publicada no Diário Oficial da União em 09/04/2018 e a empresa Laticínios Santa Tereza Eirel, que atua apenas no Rio Grande do Sul, foi obrigada a recolher os lotes contaminados dos pontos de venda.
A Listeria monocytogenes é uma bactéria que pode causar listeriose, uma doença grave que afeta principalmente gestantes, idosos e pessoas com imunidade fraca. Os sintomas da listeriose incluem febre, dor muscular, náuseas,vômitos e diarreia. Em casos graves, a doença pode levar à meningite, septicemia e até mesmo à morte.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Vômito e diarreia: Anvisa faz proibição contra 3 marcas de azeite, farinha e +1 do Assaí, Carrefour e mais
● Carnes em decomposição e chão sujo de sangue: ANVISA interdita açougue popular nº1 por nojeira
● Pode até matar: Renata Vasconcellos paralisa JN com proibição da Anvisa contra produto n°1 dos brasileiros
É importante ressaltar que este foi um caso isolado e que os produtos da Laticínios Santa Tereza Eirel geralmente são seguros para consumo.
Segundo o GHZ Saúde, a empresa recolheu os lotes contaminados do mercado.
Manteigas e margarinas afetadas
A Anvisa proibiu a produção, importação, uso e oferta de óleos e gorduras parcialmente hidrogenados em alimentos e de alimentos que contenham esses ingredientes.
De acordo com as informes do Folha Vitória, essa medida visava eliminar as gorduras trans industriais da dieta da população brasileira, pois estudos científicos comprovam que elas aumentam o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.
Algumas marcas de manteiga e margarina foram afetadas por usarem em sua composição a gordura trans em questão, mas nenhuma delas foi proibida de ser vendida.
Para garantir a sua saúde, é importante ler os rótulos dos alimentos com atenção e escolher produtos com baixo teor de gorduras saturadas e trans.
Como fazer uma denúncia para a Anvisa?
Para fazer uma denúncia à ANVISA, acesse o site oficial e utilize o Sistema de Informações ao Cidadão (SIC) ou ligue para o Disque Saúde no número 136. Forneça detalhes sobre a irregularidade e suas evidências.
Autor(a):
Wellington Silva
Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu