Saiba se você tem direito à folga nesta quinta-feira (06)
Nesta semana, os dias de trabalho devem ser mais curto para milhões de cidadãos brasileiros. Isso por causa do feriado de páscoa, afinal, na sexta-feira (07), será um também um dia de descanso e lazer para muitas pessoas.
E com isso, muitos trabalhadores estão querendo começar a folga e o feriado já na quinta-feira (06), que no caso, é conhecida por muitos como quinta-feira santa. Mas, e agora? É feriado na quarta-feira (06) ou não?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A resposta é não, não é um feriado nacional. E não há nenhuma lei brasileira que indique que esta data é de desando. Sendo assim, trata-se de um dia útil como qualquer outro no calendário.
SAIBA MAIS SOBRE AS REGRAS
Porém, mesmo que a quinta-feira santa não seja realmente um feriado nacional, é possível que no município que você more, talvez seja. Para isso, é preciso ver nas regras da câmara da cidade.
Afinal, nada impede que a gestão municipal ou mesmo a Câmara de vereadores tenha estabelecido o dia 6 como um feriado local. E caso seja isso, o trabalhador não pode ser obrigado a trabalhar no setor público ou no setor privado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E por fim, caso a cidade não tenha estabelecido como feriado, o trabalhador pode verificar se o governo estadual estabeleceu um ponto facultativo, mas é importante lembrar que esta maneira serve apenas para servidores públicos, no caso das empresas privadas, o funcionamento acontece normalmente.
POSSO FALTA MESMO SE NÃO CONSEGUIR UM ACORDO COM MEU CHEFE?
No caso, a melhor maneira é negociar com seu chefe uma folga na quinta-feira, mas, ele não é obrigado a aceitar e pode exigir a presença do trabalhador, considerando que a quinta-feira (06), não é feriado nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E com isso, caso o trabalhador falte no trabalho em um dia útil, mesmo sem o aval do chefe, ele poderá sofrer algumas consequências.