ATENÇÃO!

R$ 1.518 em risco: Bonner paralisa JN com alerta do INSS no pagamento da aposentadoria de idosos 60+

INSS, William Bonner

William Bonner deu notícia no Jornal Nacional (Foto: TV Globo)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aposentados e pensionistas do INSS são os principais alvos de golpistas no Brasil, mas não são os únicos afetados, revelou levantamento

Em setembro de 2024, o Governo Federal registrou 74,2 mil casos de violência patrimonial, sendo 35,5 mil delas contra idosos, a maioria aposentados do INSS. O tema ganhou destaque com William Bonner, no Jornal Nacional, da Globo.

Segundo o Ministério de Direitos Humanos e Cidadania, as mulheres foram o 2º grupo com mais vítimas, seguido por pessoas com deficiência. Os dados estão registrados no Disque 100, que recolhe denúncias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por causa disso, a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa criou uma Cartilha de Apoio, trazendo os 15 principais golpes que têm como alvo vitimar os beneficiários do INSS, que recebem, em grande parte, apenas um salário mínimo, de R$ 1.518.

Idosos são os principais alvos de golpes no país, mas lista inclui mulheres e deficientes (Foto: Divulgação)

Histórico de crimes

Em 2023, os dados já chamavam atenção. O Disque 100, apenas nos 3 primeiros meses, havia registrado mais de 15 mil denúncias de violações financeiras ou materiais contra idosos. Contudo, um dos motivos apontados foi a falta de familiaridade com a tecnologia.

“O número de denúncias pode até ser maior, dado o constrangimento, a vergonha que muitas pessoas idosas têm porque passaram por uma situação constrangedora e violenta”, disse Alexandre da Silva, secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O INSS é responsável pelo pagamento de aposentadorias, pensões, entre outros (Foto: Agência Brasil)

Afinal, quais os golpes virtuais mais comuns?

Após a repercussão, o INSS se pronunciou sobre os golpes contra vítimas do instituto (Foto: Divulgação)

Conclusão

Em resposta, o INSS ressaltou que um dos caminhos é procurar os grupos de proteção aos idosos ou as associações. Mas, nos últimos 2 anos, o Sindicato Nacional dos Aposentados, de fato, já vem recendo milhares de vítimas de golpes financeiros, que buscam orientações e assistência jurídica para tentar encontrar uma saída, como expôs as centrais.

+ Aliás, veja ainda outras notícias e informações importantes sobre os benefícios sociais do INSS!

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile