EITA

R$ 3,5 bilhões: Magazine Luiza estoura os cofres e compra rival para aniquilar Casas Bahia

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Magazine Luiza fez compra colossal para aniquilar a Casas Bahia (Reprodução: Montagem TV Foco)

A Magazine Luiza surpreendeu ao estourar os cofres e comprar uma varejista rival. A empresa gastou R$ 3,5 bilhões para aniquilar de uma vez por todas as Casas Bahia. Os clientes ficaram em choque

A Magazine Luiza, sem sombra de dúvidas, é uma das maiores varejistas em atividade no Brasil. Entretanto, a rede só cresceu graças aos investimentos feitos. Inclusive, a companhia comprou uma rival gigante para aniquilar a Casas Bahia. A novidade, como era de se esperar, surpreendente custou um gasto bilionário aos cofres da empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A aprovação da compra pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) ocorreu em 2021. Em julho daquele ano, a Magazine Luiza comprou o Kabum, e-commerce de produtos de informática e do universo gamer, pela bagatela de R$ 3,5 bilhões. Segundo o portal Tecno Blog, a compra foi feita em 3 fases.

A primeira um pagamento de R$ 1 bilhão à vista. A Magazine Luiza incorporou todas as ações da empresa de e-commerce de produtos de informática. Afinal, é a maior aquisição já feita pela varejista, que também se tornou dona de outras 20 empresas no último ano e meio — incluindo a Plus Delivery, com foco em entrega de refeições.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, a Magazine Luiza ainda transferiu 75 milhões de ações ordinárias para os acionistas do Kabum ao longo de um ano, na época, elas valiam em torno de R$ 1,7 bilhão. Aliás, a terceira etapa da compra envolvia o pagamento de outras 50 milhões de ações previsto para janeiro de 2024, condicionado ao cumprimento de metas.

Faturamento:

Cabe lembrar que antes da compra, a KaBuM! teve receita bruta de 3,4 bilhões de reais e um lucro de 312 milhões de reais. O CEO da Magalu chegou a comentar sobre esse sucesso: “Esse nível de rentabilidade apresentado pelo Kabum não é comum em players de e-commerce, o que mostra a eficiência da gestão da companhia”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Kabum, fundado em 2023, esteve na lista de maior e-commerce de produtos de informática e gamer do Brasil. A empresa, com sede em Limeira, possuía 2 milhões de clientes ativos, oferecendo 20 mil produtos em seu marketplace. Assim, com a aquisição, o Magazine Luiza expandiu ainda mais as categorias.

Comunicado Magazine Luiza:

Na época, a varejista disse em comunicado que clientes do Kabum também teriam acesso a produtos do Magalu, como smartphones e TVs, que complementam as compras no e-commerce de games e informática. Dessa forma, outros serviços oferecidos incluíam cartões de crédito seguros. Ou seja, uma grande aquisição.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual a maior varejista do Brasil?

De acordo com informações divulgadas pela Forbes, o Carrefour é a principal empresa de varejo no Brasil, tendo registrado um faturamento de R$ 108 bilhões no ano de 2022, de acordo com um estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Sair da versão mobile