Natura estourou os cofres para comprar grande rival
A Natura é uma das grandes marcas do setor de produtos cosméticos. Nos últimos anos, a empresa surpreendeu ao comprar uma de suas maiores rivais, se tornando a quarta maior empresa de beleza de todo o mundo. A empresa pagou bilhões de dólares para ter o novo negócio.
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Para quem não sabe, a marca que o grupo comprou foi a Avon. A compra da Avon pela Natura foi, na verdade, uma jogada estratégica para expandir a presença da Natura no mercado global. De acordo com informações do portal G1, a Avon foi avaliada em cerca de US$ 2 bilhões (aproximadamente R$ 10 bilhões).
Na época em que o negócio foi fechado, a empresa informou que os acionistas da Avon serão donos de 27,3% do grupo, enquanto os 72,3% restantes serão de posse dos acionistas da Natura. A integração das marcas no Brasil já começou, com foco nas estruturas comercial e administrativa.
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Isso inclui áreas como logística e tecnologia da informação (TI). A integração na América Latina começou pelo Peru e pela Colômbia, no segundo trimestre deste ano. De acordo com o diretor financeiro Guilherme Castellan, o objetivo da integração das empresas é melhorar as margens da Avon.
A esperança é que a combinação de recursos e expertise das duas empresas impulsione a rentabilidade. Sendo assim, a Natura & Co está trabalhando para integrar todas as áreas das empresas, de marketing e vendas a pesquisa e desenvolvimento. A marca quer fortalecer sua posição no mercado.
Por quanto a empresa comprou a rival?
Em 2020, a Natura concluiu a compra da Avon, em um acordo de cerca de US$ 2 bilhões (convertendo para o real esse valor fica em aproximadamente R$ 10 bilhões). Segundo o portal NeoFeed, a aquisição trouxe o desafio de recuperar a companhia americana, que vinha em uma trajetória descendente no setor.
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