ADEUS?

R$ 10BI: Santander lacra as portas de 78 agências e fechamento atinge em cheio correntistas

15/01/2025 às 19h15

Por: Lucas Brito
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Entenda ação do Santander (Foto: Divulgação)

Apesar do alto lucro, o banco encerrou as atividades em parte das agências; ação causou críticas de funcionários

Em 2024, o Santander aumentou a receita, mas adotou novas mudanças. As novidades, no entanto, trouxeram alguns alertas no setor, chamando atenção também para outras instituições.

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Segundo o Sindicato dos Bancários, o Santander teve lucro líquido gerencial de R$ 10 bilhões nos 9 primeiros meses do ano passado. O resultado representou um crescimento de 40,5% em relação ao mesmo período de 2023.

Apesar de o grupo não informar o número de espaços físicos em seu balanço, existiam 2.459 postos na relação do Banco Central. Porém, antes disso, o levantamento apontava 2.537 unidades. Ou seja, houve uma redução de 78 agências em 1 ano.

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“O Santander segue fechando agências, o que dificulta e piora o atendimento, já que os canais eletrônicos não se equiparam ao atendimento humanizado feito por um bancário”, disse Wanessa de Queiroz, coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados do Santander.

Ela destacou o que vem ocorrendo internamente. “Mesmo com esses resultados impressionantes, o banco reduziu postos de trabalho no trimestre, fechou agências, com o novo modelo implementado, batizado de Multicanalidade”, disse a representante da instituição.

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“Atendimento presencial nas agências está sendo substituído por canais digitais com foco em clientes com maior poder aquisitivo. É fundamental que o banco exerça seu dever enquanto concessão pública e ofereça atendimento de qualidade para todos, sem distinções por renda”, acrescentou.

No Brasil, o Banco Central tem como função administrar as funções bancárias, fazendo parte do Conselho Monetário Nacional. Apesar de exercer responsabilidades públicas e manter vínculo com o Ministério da Economia, eles tomam as próprias decisões.

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Banco Central
Banco Central fiscaliza atividades do setor bancário no país, incluindo o Santander (Foto: Agência Brasil)

Afinal, o que aconteceu?

Outras empresas concorrentes, como Bradesco, Itaú e Banco do Brasil, também estão adotando novas estratégias, principalmente nos canais virtuais, onde os serviços vêm sendo reforçados. O Nubank, que é mais novo no setor, já atua somente através dos aplicativos, focando no público mais jovem. Ainda assim, as mudanças dividem opiniões, principalmente entre os clientes mais velhos.

Conclusão

Para garantir o vínculo com o Santander, é necessário reunir os documentos de identificação e levar à agência mais próxima. Apesar disso, ainda são mais de 2 mil pontos de atendimento no Brasil, além dos 36 mil caixas eletrônicos espalhados pelas cidades.

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Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

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