O governador cedeu algumas informações sobre a extensão dos trilhos e ligação entre municípios
Em fevereiro de 2026, o Metrô de São Paulo dará início às novas obras. Tarcísio de Freitas divulgou alguns detalhes do projeto que tem investimento inicial de R$ 13 bilhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nos próximos anos, a Linha 2-Verde vai promover uma ligação com a cidade de Guarulhos. Por enquanto, o plano é começar as escavações próximo ao Shopping Internacional, onde ficará a estação final.
“Tem que buscar soluções, tem esse problema daqui [questões a serem debatidas para começar a obra], tem que fazer os efeitos, trabalhar com bastante antecedência, tem que aproveitar as tuneladoras que estão aqui e não deixá-las ir embora”, disse ao Diário dos Trilhos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O projeto é bastante ambicioso. Segundo o governador, as obras de expansão da Linha 2-Verde também terão conexão com a Linha 3-Vermelha, beneficiando milhões de pessoas com 8 novas estações: Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha.
Com isso, a expansão tornará a Linha 2-Verde a mais extensa do sistema, adicionando mais 8,3 km de túneis e vias, utilizando o tatuzão, que é um equipamento de perfuração. O trecho entre a Penha e a Dutra garantirá mais 5 estações: Penha de França, Gabriela Mistral, Fernão Dias, Ponte Grande e Dutra.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a publicação, o final da linha ainda prevê futura integração com a Linha 19-Celeste, que seguirá até o Bosque Maia e com a entrada próximo ao Shopping Internacional de Guarulhos, adicionando mais 5,8 km de trilhos. Hoje, segundo a estimativa do IBGE, o município tem mais de 1,2 milhão de habitantes, sendo o 13ª maior do país.
Afinal, o que aconteceu?
- Em resumo, Tarcísio de Freitas anunciou que os novos projetos do Metrô terão início em fevereiro de 2026;
- A Linha 2-Verde vai se estender até a cidade de Guarulhos, além da ligação com a Linha 3-Vermelha, com 8 novas estações;
- O investimento inicial é de R$ 13 bilhões.
Conclusão
Vale ressaltar que o Metrô de São Paulo já tem 91 estações em funcionamento, como revela a SPTrans. O transporte sobre trilhos é o maior e mais importante do Brasil, se comparado a outros estados.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE