Governador do Estado revelou alguns detalhes a respeito do trajeto e confirmou possibilidade de privatização em 2025
Este ano, a Linha 2-Verde do Metrô, que se estende entre a Vila Prudente e a Vila Madalena, em São Paulo, esteve envolvida em algumas mudanças. Parte delas, inclusive, propõe o fim do atual formato para dar espaço aos novos que estão em desenvolvimento.
Em fevereiro, segundo o Diário dos Trilhos, Tarcísio de Freitas, o atual governador, revelou que o trajeto pode entrar para o pacote de privatização. Agora, novas discussões estão marcadas para 2025.
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Além disso, o Chefe de Estado divulgou algumas informações sobre o projeto de expansão que tem investimento inicial de R$ 13 bilhões. Nos próximos anos, a Linha 2-Verde vai promover uma ligação com a cidade de Guarulhos, com mais de 8,3km previstos nas obras.
“Tem que buscar soluções, tem esse problema daqui [questões a serem debatidas para começar a obra], tem que fazer os efeitos, trabalhar com bastante antecedência, tem que aproveitar as tuneladoras que estão aqui e não deixá-las ir embora”, disse ao Diário dos Trilhos.
Novas paradas
O projeto é bastante ambicioso. Segundo o governador, as obras de expansão da Linha 2-Verde também terão conexão com a Linha 3-Vermelha, beneficiando milhões de pessoas com 8 novas estações: Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha.
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Com isso, a Linha 2-Verde será a mais extensa do sistema metroviário. O trecho entre a Penha e a Dutra garantirá mais 5 estações: Penha de França, Gabriela Mistral, Fernão Dias, Ponte Grande e Dutra.
De acordo com a publicação, o final da linha ainda prevê futura integração com a Linha 19-Celeste, que seguirá até o Bosque Maia, com a entrada próximo ao Shopping Internacional de Guarulhos, Hoje, segundo a estimativa do IBGE, o município tem mais de 1,2 milhão de habitantes, sendo o 13ª maior do país. São Paulo, por sua vez, ocupa o topo da lista, com quase 12 milhões.
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Afinal, o que aconteceu?
- Em resumo, Tarcísio de Freitas confirmou a possível privatização da Linha 2-Verde;
- Com isso, seria o fim do atual formato;
- No novo projeto de expansão, o trajeto deve chegar até Guarulhos, com 8 novas estações;
- O investimento inicial é de R$ 13 bilhões.
Conclusão
Vale ressaltar que o Metrô de São Paulo já tem 91 estações em funcionamento, como revela a SPTrans. O transporte sobre trilhos é o maior e mais importante do Brasil, se comparado a outros estados.
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