Para quem não sabe, os idosos têm uma série de benefícios garantidos este ano; fique por dentro!
Os idosos têm alguns diretos que são garantidos pela lei. Alguns deles, aliás, são desconhecidos pela grande maioria, mas, em 2024, quem tem tem mais de 65 anos deve ficar ciente e colocá-los em prática.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aparecem diversas vantagens e benefícios, incluindo a isenção de pagamentos para coisas que fazem parte do cotidiano dos brasileiros. Existe até a possibilidade de um dinheiro mensal na conta, que não é a aposentadoria.
O idoso de baixa renda tem direto a um salário mínimo mensal, que foi reajustado para R$ 1.412 este ano. Trata-se do Benefício de Prestação Continuada, que não é previdenciário e não depende de prévias contribuições.
Para ter acesso à liberação, é necessário procurar o CRAS, fazer o CadÚnico e informar os dados pessoais. O primeiro requisito é a idade mínima de 65 anos, o segundo é em torno das condições em que vive. No cadastramento, é preciso estar tudo detalhado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na análise, é somada a média de todos os familiares que moram na mesma casa e o valor total é dividido pelo número de moradores. Se estiver dentro dos conformes, que é de 1/4 por cabeça, o benefício é reconhecido pelo INSS, o responsável pelo pagamento mensal.
Novo saque no Caixa Tem ainda este ano
O PIS/PASEP pode chegar de surpresa para muita gente. Com esse pagamento, que cai quase como um presente, vários trabalhadores conseguirão um dinheiro a mais na conta. Agora, o novo calendário já é válido para 2024.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem tinha direito a receber alguma coisa, o ano-base de 2020 foi pago em 2022. Na sequência, o ano-base 2021, que deveria ter sido pago em 2022, foi pago em 2023. E, como segue a regra, o abono salarial de 2022 será depositado este ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando cai o 13º salário do aposentados em 2024?
No caso dos aposentados do INSS, o pagamento é feito de uma forma diferente. Desde 2020, o Governo Federal vem antecipando o abono aos beneficiários da instituição, normalmente pagas em duas parcelas entre maio e julho.
Por enquanto, o Governo Federal ainda não se pronunciou a respeito do pagamento de 2024. No entanto, a expectativa é de que o dinheiro seja depositado com antecedência aos beneficiários, assim como aconteceu nos últimos anos.