Canetada do governo de SP confirma novas linhas de metrô a milhões de paulistas
Para a alegria de milhares de cidadãos, o atual governador Tarcísio Freitas baixa canetada histórica que garante novas 3 linhas de metrô no coração de São Paulo e prevê a facilitação de locomoção para milhões de habitantes.
Portanto, o metrô de São Paulo é um dos principais sistemas de transporte público da cidade, contemplando a cidade mais populosa do Brasil, com 11.451.245 paulistas, segundo o IBGE.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, o sistema continua se preparando para uma fase de expansão proposta pelo governo. De acordo com a Gazeta SP, das quatro linhas que estão em construção, duas estão em processo de expansão e duas em processo de implantação por meio de Parceria Público-Privada (PPP).
A parceria é entre o governo do Estado de São Paulo e a Acciona que, além de construir, participa da concessionária que irá operar o trecho.
A linha 6-laranha, por exemplo, é uma das linhas que está ganhando forma. Ela vai conectar a Brasilândia a São Joaquim, deve ter seu primeiro trecho aberto em 2026.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A construção está sendo, até o momento, realizada no modelo de PPP, no qual o estado e a empresa dividem os investimentos, previstos em R$ 15 bilhões no total.
Ao todo a linha deve ter por volta de 15,3 km e 15 estações, com expectativa de que o trajeto seja percorrido em 23 minutos e atenda 630 mil pessoas por dia.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “A partir do dia 1°”: Eduardo Paes crava FIM de serviço vital no metrô do RJ e substituto chega em 2025
● CPTM, metrô e ônibus de SP: Decreto da SPTrans traz 2 alertas do que está bloqueando o Bilhete Único em 2024
● Abandono e estado deplorável: Fim de 3 estações do metrô de SP deixa paulistas sem chão
Já a Linha 16-Violeta também é uma nova linha metroviária que está com seu projeto diretriz finalizado. O Metrô também destaca a realização do EIA/RIMA e também a contratação, ainda em curso, do projeto básico para a linha.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A linha está projetada para fazer o percurso entre a estação Oscar Freire até Cidade Tiradentes. Ao longo do caminho fará integração com oito linhas de metrô e trens metropolitanos.
Por fim, temos a linha 1-Celeste, cotada como a próxima linha de metrô a ser implantada, a linha está em fase de elaboração do seu projeto básico, bem como na obtenção de licenças ambientais.
Com a finalização do projeto, o Metrô poderá ter condições de realizar a licitação para o projeto executivo e também das obras de implantação. A linha ligará o centro de Guarulhos até a estação Anhangabaú.
Quais são as linhas do Metrô de São Paulo?
- Amarela (Luz/Vila Sônia);
- Azul (Jabaquara/Tucuruvi);
- Vermelha (Itaquera/Barra Funda);
- Verde (Vila Madalena/Vila Prudente);
- Prata (Vila Prudente/Jardim Colonial);
- Lilás (Capão Redondo/Chácara Klabin).