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Decreto de Tarcísio, R$ 1,98 BI na mesa e 8 estações: Nova linha de Metrô é confirmada no coração de SP

09/12/2024 às 11h57

Por: Larissa Caixeta
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Tarcísio de Freitas e linha de metrô - Foto Reprodução Internet

Decreto de Tarcísio libera R$ 1,98 bilhão para construção de 8 estações da nova linha de Metrô, conectando bairros estratégicos e ampliando a mobilidade no coração de São Paulo

Na última quinta-feira (05), o Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas anunciou sobre o início das obras no Metrô com o uso de tatuzão para levar uma nova linha até Guarulhos.

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De acordo com o decreto de Tarcísio, as obras devem começar em 2026. O Metrô de São Paulo havia assinado um contrato pela ampliação da Linha 2-Verde envolvendo um investimento de R$ 1,98 bilhão.

Conforme apurado pelo TV FOCO, o contrato envolvia a instalação de sistemas de alimentação elétrica, auxiliares e telecomunicações da ampliação da Linha 2-Verde, entre Vila Prudente e Penha, segundo o portal ‘metro.sp’.

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Ampliação da Linha 2-Verde

  • Inicialmente com um investimento de R$ 1,98 bilhão para o fornecimento de recursos para a construção da linha do metrô, o Governo de São Paulo investe R$ 13,4 bilhões pela ampliação da linha 2-verde;
  • Terão cerca de 8,3 km de trilhos entre Vila Prudente e Penha;
  • Com 8 novas estações modernizando a mobilidade na zona leste da capital;
  • Segundo a fonte, a Tuneladora Shield (Tatuzão) já escavou 1,6 km;
  • Além disso, a conexão do túnel novo com o trecho operacional da estação Vila Prudente concluída.
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Metrô de SP (Foto: Reprodução/ Internet)

Tarcísio crava o início das obras

De acordo com o portal ‘Diário dos Trilhos’, o governador detalhou a estratégia envolvendo a utilização de duas tuneladoras para viabilizar a expansão da Linha 2-Verde do Metrô, conectando São Paulo a Guarulhos.

A primeira tuneladora, batizada de Cora Coralina, deve alcançar a estação Orfanato, onde será desmontada e transportada para a Penha. De lá, ela seguirá escavando os túneis até o Complexo Rapadura, contemplando quatro novas estações.

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A desocupação de Penha deve ocorrer até junho de 2026. Quando uma nova tuneladora será instalada para iniciar os trabalhos em direção à Dutra.

O percurso inclui a perfuração de túneis passando por locais estratégicos, como Gabriela Mistral e Ponte Grande, até chegar ao Shopping Internacional em Guarulhos, onde acontecerá a integração com a futura Linha 19-Celeste.

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A conclusão dos túneis entre Penha e Dutra está projetada para 2030, podendo se estender até 2031.

Essa expansão tornará a Linha 2-Verde a maior do sistema metroviário de São Paulo, conectando a Zona Leste, a região da Avenida Paulista e a Vila Madalena, além de criar uma ligação fundamental entre a capital e a cidade de Guarulhos.

Linha 2-Verde, Metrô
Entenda mudança na Linha 2-Verde, do Metrô (Foto: Divulgação)

Veja o que o governador disse sobre a ampliação da linha do metrô

“Em 2026 chega a tuneladora que vai fazer a extensão Penha – Guarulhos, e aí a gente começa a escavação da Penha em direção a Guarulhos. Já está contratado? Vocês podem se perguntar, né? Puxa, mas já está contratado?

Vocês já deram ordem de serviço? Por que só 2026? Porque realmente mobilizar um equipamento dessa dimensão, as tuneladoras são poucas no mundo, leva tempo.

Ela vai ser fabricada para estar aqui no primeiro semestre [de 26], e por isso que a operação tem que funcionar como relógio, porque a tuneladora vai para Penha para escavar, essa que está aqui será desmontada quando chegar à Vila Prudente, vai para Penha para escavar até o Complexo Rapadura.

Ela tem que sair para outra chegar, porque ela chega na Penha e vai avançar em direção a Guarulhos. E aí é uma obra que deve ficar pronta em torno de 2030, 2031″, disse Tarcísio.

Tarcísio de Freitas
Tarcísio de Freitas deu novos detalhes sobre a extensão do Metrô de São Paulo (Foto: Agência Brasil)

Considerações finais

Com a utilização de tuneladoras modernas, como a Cora Coralina, o projeto de ampliação da linha 2-verde incluirá 8,3 km de trilhos, integração com a futura Linha 19-Celeste e a modernização do transporte público.

A iniciativa promete melhorar significativamente a conectividade entre regiões estratégicas, mas sua eficácia dependerá do cumprimento de prazos e da continuidade de investimentos.

Afinal, qual o preço da passagem de metrô em São Paulo?

Conforme o portal da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), desde o dia 01 de janeiro deste ano, a tarifa do metrô em São Paulo é R$ 5,00. Se aplicando também as concessões privadas.

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Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

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