BPC pode pagar mais que um salário mínimo se combinado com esse benefício
Muitos brasileiros têm direito ao BPC, Benefício de Prestação Continuada, que conforme previsto na Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, é a garantia de um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, muitas famílias que recebem BPC se perguntam se é viável receber o benefício e ainda o do Bolsa Família. A resposta para esse questionamento é sim, e hoje vamos expor os critérios para receber essa renda que combinada pode bater a marca dos R$ 2174.
Conforme informações do site SC Hoje News, para conseguir receber os benefícios combinados, a família em questão deve atender aos critérios específicos de cada programa, conforme estabelecido pela Lei Federal n° 14.601. Além disso, é essencial que o beneficiário esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Então, por exemplo, na família existe uma pessoa com deficiência e a renda da casa é inferior a R$ 218, essa família está apta para solicitar ambos os benefícios. Cabe destacar que o Bolsa Família é para família em vulnerabilidade social, já o BPC, está previsto em lei para pessoas com deficiência e idosos com mais de 65 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
COMO SOLICITAR OS BENEFÍCIOS?
É válido destacar que o procedimento para solicitar cada benefício é distinto. Para solicitar o BPC, é necessário realizar a inscrição no CadÚnico em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e solicitar o benefício no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No caso de pessoas com deficiência, é preciso passar por uma perícia médica. Para o Bolsa Família, a inscrição no CadÚnico também é necessária, e a solicitação do benefício acontece no CRAS.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE