O banco colossal cravou o adeus após venda para maior rival depois de anos de atividade e surpreendeu a todos. Confira os detalhes
Quando o assunto se trata de bancos, não restam dúvidas ao declarar que o Itaú é um dos maiores do segmento. A companhia financeira, vale lembrar, oferta uma série de serviços essenciais e que garantem uma qualidade e confiabilidade dos milhões de clientes.
Mas, como nem tudo são rosas, dessa vez iremos tratar de uma situação de adeus envolvendo a companhia. Acontece que, ele acabou anunciando a venda de todas as operações em um país e pegou a todos de surpresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O negócio acabou sendo concretizado em meio uma fortuna astronômica de R$ 250 milhões. Assim, o banco fechou as portas depois de 40 anos de atividades e entregou as chaves para um grande rival do mercado.
A grande realidade é que, em agosto de 2023, a companhia vendeu todas as suas operações da Argentina ao Banco Macro, instituição financeira presente no país latino desde meados de 1988. O valor da compra chegou como um presente e rendeu uma verdadeira fortuna aos cofres do Itaú.
De acordo com as informações expostas no ‘G1’, o Itaú disse por meio de um comunicado oficial à imprensa, a realização de um acordo de compra e venda de ações com o Banco Macro. Após a conclusão do negócio, de acordo com o novo dono do empreendimento, o atendimento aos corporativos locais e regionais não seriam afetados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o banco tratou de enfatizar que iria fazer um pedido na Argentina e no Brasil de abertura de um escritório de representação em território argentino.
“Continuaremos com presença na Argentina por meio de um escritório de representação local, e seguiremos atendendo os nossos clientes corporativos e de wealth e private bank a partir das nossas unidades do banco no Brasil e nas demais unidades externas”, disse André Gailey, presidente do Itaú na Argentina, Paraguai e Uruguai.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o ‘G1’, o banco popular não informou, na época, a causa da venda da operação na Argentina. Mas, o anúncio se deu no mesmo dia que o BRICS (reunião do Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul) fez um convite formal para entrada do país no grupo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após a negociação, o Banco Macro passou a ter uma melhor consolidação no mercado, sendo o maior banco privado na Argentina. Vale frisar que, o Itaú ingressou na Argentina no ano de 1979.
O QUE É NECESSÁRIO PARA ABRIR UMA CONTA NO ITAÚ?
Documentos de identificação com foto (RG, CNH – Carteira de motorista, Carteira de Trabalho ou RNE – Registro Nacional de Estrangeiro). CPF próprio. Comprovante de endereço (conta de água, luz, telefone ou gás) com data de no máximo 180 dias. Comprovante de renda com data de no máximo 60 dias.
Caso seja menor, basta que o responsável legal compareça a uma agência física do Itaú portando toda a documentação necessária para abertura da conta: documento de identificação com foto, comprovante de residência, certidão de nascimento ou RG do menor.