CONFIRA
R$ 3 bilhões em dívidas e falência decretada: O triste dia em que banco gigante fechou as portas
02/06/2023 às 17h23
Relembre o dia em que banco gigante teve falência decretada
Nesta sexta-feira (02), o TV Foco reuniu algumas informações e curiosidades sobre o dia em que um banco gigante fechou as portas após se endividar e decretar falência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No caso, estamos falando do Banco Santos, que foi fundado no final da década de 1980 e teve sua falência decretada no ano de 2005, deixando uma dívida de mais de 3 bilhões de reais.
Na época, o juiz Paulo Furtado de Oliveira Filho, da 2° Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo, foi quem decretou a falência do Banco Santos, assim como das empresas ligadas à ele, como: Santos Seguradora, Santos Companhia de Valores e Valor Capitalização.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque todas as empresas estavam sendo acusadas de envolvimento em irregularidades que teriam levado à quebra da instituição financeira.
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Inclusive, o pedido foi feito pela própria massa falida do Banco Santos, com o objetivo de encerrar o processo e apresentar aos credores um maior ressarcimento possível.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E por fim, a 2° Vara de Falências paulistana também promoveu um leilão de arteda massa falida, em setembro de 2020.
Além disso, vale ressaltar que quem comandava e controlava o Banco Santos era o banqueiro Edemar Cid Ferreira, que pouco tempo depois de ter a falência da instituição financeira decretada, acabou sendo preso sob acusação de gestão fraudulenta.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nova lei de trânsito chega com 4 alertas aos motoristas de Uber e 99 e traz multa pesada
● Idosos 60+ em êxtase: Presentão é liberado no INSS antes do Natal pra salvar aposentadoria
● FIM da idade mínima pra homens e mulheres: Regras do INSS são atualizadas e mudam aposentaria em 2025
Na época, ele foi condenado em primeira instância, mas a sentença foi anulada pelo Tribunal Regional Federal da 3° Região.
O QUE ACONTECE COM OS CLIENTES SE O BANCO FALIR?
Para quem não sabe, se uma instituição financeira falir, você pode tanto receber a quantia que tinha em sua conta, quanto ter um grande prejuízo. Tudo depende do quanto você tem em sua conta.
Isso porque os bancos são protegidos pelo Fundo Garantidor de Crédito, que no caso, todo banco é obrigado a ter, sendo assim, sua conta tem proteção.
Mas, acontece que a proteção é limitada em 250 mil reais por CPF, sendo assim, caso você tenha mais, terá um prejuízo.
Autor(a):
Sophia Gonçalves Villanueva
Eu sou Sophia Villanueva, tenho 25 anos, sou formada na Universidade Metodista de São Paulo em Comunicações Sociais. Inclusive, trabalho com jornalismo desde 2019. Adoro falar sobre o que acontece na vida dos famosos Felipe Campos pede demissão e deixar você a par de todas os babados do mundo da televisão Globo faz especial sobre morte de Ayrton Senna . E também sou muito fã de reality show! Email: [email protected]