O governador Tarcísio Freitas planeja viabilizar muito em breve a construção de uma nova linha de metrô em São Paulo
A cidade de São Paulo pode ganhar uma nova linha de metrô mais cedo do que os paulistanos imaginavam. A equipe do governador Tarcísio de Freitas atualizou o status da nova linha 20 – Rosa, que ligará o coração da cidade à região do ABC.
De acordo com o Metrópoles, um dos auxiliares do governador confirmou que o plano é tirar a linha do papel até o começo de 2026, quando haverá uma nova eleição. Ainda não se saber se o político pretende disputar novamente o governo de São Paulo ou a Presidência da República.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De qualquer forma, a nova linha de metrô da cidade deve movimentar totalmente a economia da Região Metropolitana. O problema é que o ramal custa nada menos que R$ 40 bilhões, que é um valor que o governo atualmente não tem como bancar.
O valor também afugenta investidores nacionais e internacionais, mas a ideia é que uma privatização viabilize essa obra.
A linha 20 – Rosa começará em Santa Marina, na zona oeste, permitindo uma transferência com a linha 6 – Laranja. Após passar por regiões adensadas como a Lapa, a Avenida Faria Lima e o Jabaquara, a linha atingirá cidades como São Bernardo do Campo e Santo André. Serão 30 quilômetros e 24 estações.
OBRAS PELA CIDADE
Atualmente, o Governo do Estado de São Paulo constrói a extensão da Linha 2 – Verde e do monotrilho da linha 15 – Prata. Já uma PPP (Parceria Público-Privada) constrói a Linha 6 – Laranja, ligando a Brasilândia ao centro de São Paulo. A responsável pela obra é a empresa espanhola Acciona.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAIS SERÃO AS NOVAS LINHAS DE METRÔ DE SÃO PAULO?
Além da Linha 20-Rosa, Tarcísio de Freitas também pretende viabilizar o projeto de construção da Linha 19-Celeste, que sairá de Guarulhos e chegará ao centro da capital, em um percurso estimado em 16 quilômetros e 15 estações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE